Startups: iFood e outras mais chamativas da América Latina

Ao longo dos últimos sete anos, as startups da América Latina receberam injeção de capital de mais de US$ 5,7 bilhões. O valor contemplou 520 contratos. Porém, a forma de distribuição não foi igual, sendo que alguns projetos mais inovadores receberam mais investimento.

Um estudo da companhia de análises CB Insights revelou quais são as empresas preferidas dos investidores nesta região. A pesquisa também apresentou os projetos de inovação que receberam mais recursos de fundos de venture capital em cada país da América Latina. Desde 2012, todas elas somaram mais de US$ 2,5 bilhões do total investido.

Startup preferida da América Latina

Em território colombiano e latino-americano, a empresa que mais se sobressaiu, tornando-se a queridinha pelos investidores foi a Rappi. O aplicativo de delivery de comida e bebidas também é conhecido no Brasil. A startup atrair recursos no valor de US$ 1,4 bilhão. A maior parte do investimento veio de um aporte feito em abril deste ano pelo SoftBank, uma organização japonesa de telecomunicações.

Atualmente, a Rappi possui 6,5 milhões de usuários cadastrados nos sete países em que funciona, incluindo o Brasil, além da Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. Só no último ano, os consumidores fizeram em torno de 70 milhões de pedidos. Desde 2017, a companhia atua em solo brasileiro, presente em 20 cidades e, hoje, este território já concentra cerca de 35% de suas vendas. O percentual de entregas no país já aumentou em 30% por mês, de acordo com os executivos da Rappi.

A preferida entre os brasileiros

Por aqui, a startup que ficou em primeiro lugar foi o iFood. O aplicativo focado em entregas de comidas atingiu em abril 12,6 milhões de usuários em mais de 500 municípios do país. Além disso, 66 mil restaurantes e 120 mil entregadores compõem sua plataforma. No mês de março, o iFood atendeu mais de 17,4 milhões consumidores e registrou crescimento de 130% em relação ao mesmo período do ano passado.

O valor de fundo de investimento arrecadado para o negócio foi de US$ 590 milhões. Sendo assim, a empresa alimentícia é a segunda startup que mais possui recursos de venture capital da América Latina.  

Tanto a Rappi como iFood, são as únicas startups da pesquisa realizada pela CB Insights que estão avaliados em US$ 1 bilhão ou talvez mais.

Demais posições

Na sequência da lista da CB Insights aparece a rede de hotéis do Panamá, Selina. A empresa captou US$ 195 milhões por meio de fundos de investimentos e hoje vale US$ 850 milhões.

Já em quarta posição ficou empresa mexicana de maquininha de cartão Clip, com injeção de capital no valor de US$ 147,4 milhões. Em seguida, a startup de tecnologia argentina Technisys, que arrecadou a importância de US$ 64 milhões.

Nas posições subsequentes estão: ComparaOline (Chile, US$ 33 milhões); Bitt (Barbados, US$ 20,5 milhões); Bankingly (Uruguai, US$ 10,3 milhões); Crehana (Peru, US$ 5,4 milhões); inMediata (Porto Rico, US$ 4 milhões) e Singularities (Costa Rica, US$ 1,3 milhão).

*Foto: Divulgação