Abertura de empresas no Ceará é pioneira: Entenda como

Abertura de empresas no Ceará é facilitada por meio do aplicativo de mensagem WhatsApp, e é de modo gratuito

O primeiro estado do Brasil a disponibilizar a abertura de empresas por meio do WhatsApp é o Ceará. Batizado de ‘Empresa Mais Simples: Abre no Zap’, a ferramenta foi lançada pelo governo estadual na manhã de hoje (23), durante a reunião do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Ceará, no Palácio da Abolição.

Abertura de empresas no Ceará

A abertura de empresas no Ceará consagra o estado como sendo o primeiro do país a disponibilizar este serviço.

De acordo com o governador Elmano de Freitas, a ferramenta desburocratiza a formalização da empresa, de forma simples e eficaz a todos os empreeendedores cearenses. Atualmente, a região conta com quase um milhão de empresas de pequenos negócios, e é responsável pela grande parte dos empregos no estado, afirma o governador.

Inovação

Além disso, o Programa Empresa Mais Simples traz inovação à região, por meio da administração da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), tornando os processos mais acessíveis e ágeis.

Como era o processo de abertura antes da iniciativa

Antes, para abrir uma empresa no Ceará demorava de 145 a 200 dias. Agora, com o Empresa Mais Simples, o processo ficou automatizado. Portanto, a inovação gera eficiência, através do WhatsApp.

Segundo a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, a formalização é essencial para que o empreendedor consiga ter acesso a linhas de crédito, apoio e oportunidades que fortaleçam o negócio. Com isso, essas empresas passam a integrar o plano de desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável.

Como funciona

O serviço pode ser acessado por meio do número (85) 3108-2920 no WhatsApp, porém, o cidadão tem que possuir uma conta Gov.br para assinar o contrato social.

Linguagem

Além disso, a linguagem de abertura de uma empresa pelo app é bem simples, e consiste em uma conversa entre o cidadão e um bot, que fará perguntas para guiar o empreendedor até a conclusão do registro da empresa.

Já as empresas de baixo risco também conseguirão formalizar seus negócios por meio do contrato social, inscrições tributárias e a dispensa de licenciamento, caso o município escolhido para empreender já esteja integrado ao Programa Empresa Mais Simples.

A ferramenta também vai permitir que o registro na Jucec para empresas do tipo Sociedade LTDA e Empresário inclua todos os tipos de atividade e porte. É necessária a utilização do contrato padrão fornecido pelo sistema.

Sobre a Empresa Mais Simples

O programa Empresa Mais Simples existe desde 2018, conduzido pela Jucec que viabiliza a formalização de empresas de baixo risco, de um jeito simples, 100% digital, pelo Portal de Serviços da Jucec, e sem custos ao cidadão e em até três minutos.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-lateral-de-amigos-sentados-perto-do-bar_8079236.htm#fromView=search&page=1&position=36&uuid=17902b93-655a-4eb0-8608-fac83d8e2cfc