MSCI Brasil: Empresas brasileiras listadas no exterior poderão fazer parte

MSCI Brasil é o índice de referência do EWZ, o maior ETF de empresas brasileiras negociado no exterior

A MSCI, provedora internacional de índices acionários, anunciou que, a partir de agosto, empresas brasileiras listadas no exterior poderão compor o índice MSCI Brasil.

Mudança na MSCI Brasil

Com a mudança na MSCI Brasil: Nubank, XP, Stone e PagBank, poderão fazer parte do índice de referência do iShares MSCI Brazil (EWZ), da BlackRock, o maior ETF de empresas brasileiras negociado no exterior.

De acordo com o Morgan Stanley, as quatro empresas poderão ter um fluxo passivo, por meio de fundos e ETFs, de cerca de US$ 4,7 bilhões.

Os analistas do Morgan Stanley explicaram que as listagens estrangeiras de empresas brasileiras apresentaram bons retornos nos últimos 12 meses, superando até o MSCI Latin America e benchmarks de mercados emergentes.

“Em agosto, a inclusão ou não de empresas dependerá do timing, mas nossa projeção de fluxo de US$ 4,7 bilhões é conservadora e permanecemos comprados tanto em XP quanto em Nubank em nossos portfólios para América Latina e Brasil.”

Fluxo bilionário

Além disso, segundo a Ativa, a mudança pode trazer fluxo bilionário para companhias locais listadas nos Estados Unidos, como a XP, “uma vez que alguns ETFs seguem o índice e alguns fundos globais possuem regras de investir apenas em empresas que compõem o MSCI”.

O que é o EWZ?

O EWZ, conhecido como Ibovespa dolarizado, é o fundo de índice mais líquido do mundo associado às ações das empresas do país. O ETF disponibiliza aos investidores estrangeiros o andamento de ações das principais organizações brasileiras. Sendo assim, ele consiste em uma importante alternativa para os investidores que desejam investir nas organizações no Brasil por meio de um único ativo.

Por fim, é preciso ter em mente que um investidor trader estrangeiro não precisa anrir uma conta em uma corretora de investimentos, bem como não é necessário ter qualquer associação com as instituições de capital aberto. Basta comprar uma cota do ETF para conseguir atuar no mercado de capitais.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-lateral-pessoas-trabalhando-juntas_38689321.htm#query=empresas%20brasileiras&position=2&from_view=search&track=ais&uuid=80945154-9552-47dc-9ef3-5da1211277f5