Crescimento no Nordeste impulsiona negócios em todo o Brasil

Crescimento no Nordeste, especialmnete no Maranhão, é a prova de que a região vem prosperando no cenário nacional

O estado do Maranhão destaca-se como um dos que mais tem prosperado no cenário nacional. Com o propósito de apresentar oportunidades e potencialidades de negócios a investidores, o Governo do Estado, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), promoveu o evento “Maranhão de Oportunidades” seminário para atração de investimentos para o estado. O encontro reuniu gestores públicos, executivos do banco e empresários no auditório do Palácio Henrique de La Rocque em São Luís, contando com a presença do governador Carlos Brandão e do presidente do BNB, Paulo Câmara, na solenidade de abertura.

Crescimento no Nordeste

Durante a abertura do evento, o governador Carlos Brandão enfatizou as potencialidades do estado nos setores industrial, agropecuário, portuário, entre outros. E ainda ressaltou que tais áreas têm potencial para expandir e se desenvolver, gerando emprego e renda, desde que recebam os investimentos necessários, configurando no crescimento no Nordeste.

“Estamos lançando o Maranhão de Oportunidades e começamos apresentando ao Banco do Nordeste oportunidades de parcerias com os pequenos, médios e grandes empresários do nosso estado para ampliar o acesso ao crédito, impulsionando a economia, gerando mais empregos e renda para a nossa população”, declarou o governador.

Investimentos significativos

Além disso, Carlos Brandão também destacou os investimentos significativos que o Maranhão tem recebido, incluindo recursos do novo PAC no valor de R$ 97 bilhões, o que o coloca como o oitavo estado mais beneficiado. E também é o segundo estado com maior volume de investimentos do programa Minha Casa Minha Vida. O governador falou ainda sobre a importância das parcerias para impulsionar setores como saúde, educação, infraestrutura e segurança.

Parceria

Contudo, o presidente do BNB, Paulo Câmara, reforçou a parceria entre a instituição e o governo estadual, colocando o Banco do Nordeste à disposição do governo e empresariado maranhense. Já o estado do Maranhão como polo de desenvolvimento para o Nordeste reflete uma organização fiscal e o planejamento estratégico do estado para os próximos anos. Paulo Câmara manifestou o compromisso de continuar sendo parceiro nos setores de agronegócio, agricultura familiar, indústria, comércio e serviços, turismo, entre outros.

Oportunidades

Por sua vez, Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui, apresentou aos empresários e ao Banco do Nordeste um ambicioso plano de expansão para o porto. Agora, a meta é construir cinco novos berços. Dentre eles, os berços 98 e 97 serão desenvolvidos por meio de uma parceria público-privada, enquanto para os berços 96, 95 e 94, o Porto do Itaqui planeja contar com um investimento de R$ 1,2 bilhão do Banco do Nordeste.

Gilberto Lins ressaltou a existência de uma demanda reprimida no porto que só poderá ser atendida com a implementação dos novos berços. Em 2022, a taxa de ocupação dos berços existentes foi de 84%. De janeiro a setembro de 2023, essa taxa já chegou a 91%, evidenciando a urgência da expansão para lidar com um volume ainda maior de operações.

Paulo Câmara avaliou que o Porto do Itaqui está pronto para esse novo capítulo. “O Porto do Itaqui é um pilar essencial para o desenvolvimento econômico do estado do Maranhão. Vamos disponibilizar o banco para apoiar esse projeto de expansão, pois, além de sua importância estratégica, o porto já possui um planejamento dos novos modais bastante avançado. O Banco do Nordeste irá participar ativamente desses projetos que contribuirão para o desenvolvimento da região”, afirmou.

Sobre o Porto do Itaqui

Em operação desde 1972, o Porto do Itaqui integra um complexo portuário instalado na área de influência da fronteira agrícola do MATOPIBA, que é a área formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia.

Por fim, a eficiência multimodal é o fator decisivo para a competitividade do Porto. Suas conexões com importantes ferrovias e rodovias fazem do porto público maranhense um corredor logístico para o Centro-oeste do país.

*Foto: Reprodução/Flickr (Seminário SEP – flickr.com/photos/seminariosep/5121157899)