BTG também cobiça título de sexto maior banco de varejo nacional

Banco Inter já havia divulgado planejamento de ampliação e ultrapassar Banrisul

Após implantar uma unidade de varejo digital, o BTG Pactual almeja se tornar o sexto maior banco desse segmento no Brasil. No entanto, ainda não foi determinado um prazo para esta transição acontecer.  

O Banrisul é o atual sexto colocado em número de clientes, com 2,7 milhões. Com 2,2 milhões de correntistas, o Banco Inter também pretende ocupar esta posição até o final desse ano.

Nova unidade do BTG

Apesar do BTG trabalhar principalmente com grandes fortunas, o banco anunciou no fim de maio que criou uma unidade baseada em serviços já prestados pela instituição financeira ou por companhias em que tenham participação.

A plataforma criada juntará o BTG Pactual Digital a pequenas e médias empresas, além de operações do banco Pan e de companhias de seguro em que possui participação. A plataforma está em fase de testes. Os serviços serão disponibilizados em um único local.

A unidade de negócios também concentrará a aceleradora de startups e companhia de gestão de dados. O ex-presidente da TIM e da Vivo, Amos Genish, dirigirá a operação. Genish foi sondado para o cargo há cerca de dois meses.

Correntistas BTG

Os correntistas que investem pelo BTG Pactual já possui uma conta aberta. É importante lembrar que a instituição financeira é um banco e não uma corretora.

Sem revelar o número correntistas, o executivo que comanda o BTG Pactual Digital, Marcelo Flora, afirma apenas que o dígito dobrou nas últimas semanas.  

Funções que estavam bloqueadas por motivos regulatórios foram liberadas. A primeira autorização deve ser a possibilidade de transferir dinheiro da conta para outros destinatários. Antes só podia mover recursos para contas do próprio cliente. Na sequência, o BTG deve liberar a função de pagamento de contas.

Prazos e investimentos

Segundo Genish, é provável que o banco esteja completo para iniciar suas operações no período de um ano.

Um banco digital tem gastos de funcionalidade 80% menores que um tradicional. Esse fato está ligado à estrutura tecnológica de cada agência, ou seja, sé muito antiga ou não, concluiu.  

Genish também falou das chances que o BTG possui para embarcar nesse mercado a um baixo volume de investimentos.

De acordo com os executivos da instituição financeira, uma marca própria será criada nos próximos meses.

Venda de ações

Com a criação da nova unidade, o BTG também afirma ter um planejamento para negociar ações do banco, porém em uma oferta secundária. Este modelo de venda não envolveria acréscimo de capital, ou seja, o dinheiro vai diretamente para o acionista que negociou o papel. Com isso, haverá a possibilidade de elevar a liquidez dos ativos no mercado e que o banco atinja o nível 2 de governança da Bolsa. Esta emissão é uma solicitação de investidores, segundo Roberto Sallouti, presidente do BTG Pactual.

*Foto: Divulgação