Brasil com S: Embratur relança marca para promover o país

Brasil com S é usado para projetar o país no exterior e promover atividades turísticas em território nacional

A Embratur, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), relançou na terça-feira (14) a marca Brasil com “S”. A marca é usada para promover atividades turísticas no país e projetar o Brasil no exterior.

Brasil com S

Além disso, a marca Brasil com S também é usada por companhias aéreas, operadoras de turismo, agências de viagem, hotéis e pousadas, além dos mais diversos eventos no país e no mundo.

Por outro lado, vale lembrar que durante o governo Bolsonaro, a marca utilizou o slogan: “Brazil – Visit and love us”.

Agora, a nova gestão defende que o slogan utilizado na anterior permite abertura para interpretações de conotação sexual.

Presidente da Embratur

Além disso, de acordo com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a marca estava fraca e sem estudo técnico, com uso inadequado na linguagem. Ele disse ainda que a palavra Brasil com “Z” provoca falta de identidade.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, via Twitter, afirmou:

“O retorno da Marca Brasil é a valorização do nosso turismo nacional. Parabéns, @EmbraturBrasil. Vamos resgatar a imagem do Brasil no mundo.”

A cerimônia de lançamento foi realizada na Torre de TV, ponto turístico de Brasília.

Torre de TV em Brasília

A marca Brasil com “S”, foi projetada na fonte da Torre de TV em Brasília e também no Museu do Estado do Pará, em Belém. Além disso, Belém foi escolhida por ser sede da COP 30, em 2025. Outros estados também devem projetar a marca em pontos turísticos do país.

Site

A Embratur criou um site onde é possível baixar a Marca Brasil em alta qualidade e em diferentes formatos, de forma gratuita. A ideia é que empresas brasileiras possam agregar valor às marcas em suas ações com o símbolo de promoção internacional do Brasil.

O intuito de Freixo é que a Embratur defina um diálogo com empresas do setor e trabalhe de maneira integrada com os ministérios do Turismo, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Esporte, Cultura, Fazenda, Indústria e Comércio, Direitos Humanos, Igualdade Racial e Itamaraty.

Orçamento

Contudo, o principal desafio no primeiro ano da gestão de Freixo será garantir fontes de recursos permanentes para a Embratur, que foi retirada do Orçamento da União após deixar de ser uma autarquia federal e ser transformada numa agência de serviço social autônomo.

Marca Brasil

Criada em 2005, a marca é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, artista plástico brasileiro, e foi produzida pelo designer Kiko Farkas. Ele esteve presente na cerimônia e afirmou que a marca Brasil com “S” é um produto baseado em pesquisa e planejamento e que é de todos os brasileiros e não de um governo. Farkas esclareceu:

“É uma marca do país, dos negócios, de todos nós. Não é uma marca de um governo. A marca representa a brasilidade, como nos enxergamos como povo. Essa ideia é muito importante.”

Cores

Desde a concepção, a marca adota o verde das florestas, o amarelo do sol e das praias, o azul do céu e das águas, o vermelho das festas populares e o branco da vestimenta e da religião popular.

O símbolo, além de trazer os atributos naturais e culturais que o Brasil oferece, também explora os aspectos de modernidade e diversidade ligados ao país.

Turismo

De acordo com a Organização Mundial do Turismo e o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, em 2021, o setor de viagens e turismo representou 6,1% do PIB da América Latina (US$ 213 bilhões), um aumento de 26,5% em comparação com o ano anterior.

Dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) divulgados durante o Global Summit, na Arábia Saudita, em 30 de novembro de 2022, revelaram que os dados de 2020, comparados a 2019, colocaram o Brasil com perdas de 34% do faturamento.

Ranking global

Por fim, no ranking global de competitividade em viagens e turismo, do Fórum Econômico Mundial, o Brasil perdeu 21 posições gerais entre 2015 e 2021: despencou da 28ª para a 49ª colocação; no índice relativo à infraestrutura para a atividade turística, o país perdeu 20 posições entre 2017 e 2021, e está em 60º de um total de 120 países.

*Foto: Reprodução/Unsplash (Matheus Câmara da Silva)