3 dicas para empreender: Como abrir um negócio

O sonho de trabalhar para si mesmo, ou seja, não ter mais patrão, figura em terceiro lugar na mente dos brasileiros; confira 3 dicas para empreender conforme identificação pessoal

Na pesquisa 2023 do Monitor Global de Empreendedorismo (GEM), realizada pelo SEBRAE, ter o próprio negócio é o terceiro maior sonho dos brasileiros. Entretanto, o caminho para abrir uma empresa inclui muitos desafios, e um deles é definir qual o melhor setor para empreender.

O que devo considerar primeiro?

Em primeiro lugar, a pessoa que deseja empreender deve considerar alguns fatores, como: interesses e quais habilidades individuais eu possuo para abrir uma empresa. Sobre isso, o professor de empreendedorismo da FGV EAESP, Marcelo Aidar, explica que não é uma tarefa simples decidir qual em qual setor abrir um negócio. Porém, ele esclarece que a pessoa deve decidir pelo ramo que já conhece e já trabalhou, por ter familiaridade e conhecimento de causa.

Mas, apesar de já familiarizado com um setor, também será preciso desenvolver mais habilidades e ter total dedicação.

3 dicas para empreender

Confira a seguir 3 dicas para empreender, conforme identificação, análise de mercado e diferenciação do negócio.

1 – Ecolha um setor com o qual já se identifique ou tenha trabalhado antes

Uma pessoa, geralmente, desempenha uma função da qual ela gosta e se identifica. Além disso, eal será mais exigente e detalhista, estipulando as maiores oportunidades. Mas, em caso do empreendedor não possui tanto conhecimento, mas gostar desta área é possível adquirir o conhecimento que falta, pois ele precisa ser excelente no que faz para qye o negócio prospere de verdade.

2 – Faça análise de mercado

Após concluir testes, com estratégias para conseguir competir com outros concorrentes, é preciso fazer uma análise de mercado. Em suma, isso significa identificar seu público-alvo e qual o seu poder de compra; foenecedores de matéria-prima (insumos), além da concorrência para entender se é um mercado muito acirrado.

O estudo de mercado ainda engloba o empreendedor buscar uma associação comercial do setor escolhido e coletar informações, e procurar relatórios. O futuro empresário também deve estudar a região pretendida, principalmente os bairros, com a finalidade de descobrir se a localidade esá saturada de algum tipo de negócio.

3 – Busque fatores de diferenciação

Por fim, a última dica diz respeito ao potencial empreendedor de identificar se a concorrência for muito alta. Em caso afirmativo, o empreendedor pode encontrar alternativas como, por exemplo, um preço mais baixo ou um prazo menor.

Ao oferecer um serviço de cabeleireiro, por exemplo, o profissional de uma determinada região consiga se sobressair entre outros salões de beleza dos arredores. Neste caso, a pessoa pode oferecer um serviço em domicílio, designando uma equipe para este fim, e atender clientes que não têm tempo de ir ao salão pela correria do dia a dia.

Conclusão

Contudo, o empreendedor deve se atualizar constantemente no setor que escolheu. Portanto, nunca pare de estudar e se aperfeiçoar, e assim aprimorar ainda mais o próprio negócio. E as tendências de mercado mudam bastante também. Lembre quando metaverso surgiu, e agora as pessoas falam mais em inteligência artificial.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/ampola-com-grafico-do-desenho_1010172.htm#fromView=search&page=1&position=14&uuid=2dc90e6d-cb07-439d-8d49-dc4f53437c11