Empresas fechadas em 2023: Número chega a 2 milhões

Apesar das empresas fechadas em 2023, o Brasil possui o segundo maior potencial empreendedor do mundo, conforme dados do GEM

Já tem anos que o país se sobressai em termos de empreendedorismo. É o que revela o Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas).

Empresas fechadas em 2023

De acordo com o relatório divulgado no mês passado, apenas no ano passado, o Brasil somou 90 milhões de empreendedores ou potenciais empreendedores. No entanto, mesmo diante dessas informações, se desenvolve um cenário não tão promissor. Trata-se do alto número de empresas fechadas em 2023.

Atualmente, o território nacional registrou aproximadamente 2,1 milhões empresas fechadas no último ano, o que corresponde a uma média de quatro negócios extintos a cada minuto no país. Os dados são do Mapa de Empresas do Governo Federal. Esse número representa um aumento de 25,7% em relação a 2022.

Segundo maior potencial empreendedor

Hoje, o Brasil é o segundo maior potencial empreendedor do mundo, perdendo apenas para a Índia. Em contrapartida, o número de empresas que não se sustentam e encerram suas atividades é um fator preocupante.

Questões políticas e econômicas

Tais dados são reflexos de vários fatores, mas, em específico, podemos citar as questões políticas e econômicas que podem afetar até mesmo negócios mais estruturados, levando-os a fechar por falta de controle do macro ambiente.

Fatores que podem fazer um negócio fechar

O Mapa de Empresas revela as seguintes atividades econômicas fechadas em 2023. Tal número de fechamentos supera os 70% em relação ao quantitativo de companhias abertas:

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios;
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares;
  • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios.

Falta de capacitação atrapalha

Por fim, a falta de capacitação, de planejamento e a gestão também são preocupantes. Sendo assim, é imprescindível adquirir conhecimento para acompanhar todo o processo de um negócio, sobretudo se o empreendedor quiser atuar no universo digital.

*Foto: Reprodução/