Tendências da NRF 2022: veja o que chegará ao Brasil

Tendências da NRF 2022 gera um novo ambiente de negócios, que é complexo e exige uma verdadeira transformação no varejo, tanto no mundo online como no offline

No fim de janeiro ocorreu em Nova Iorque, a NRF 2022 – a Retail’s Big Show. Porém, só agora é que o evento repercute entre os profissionais brasileiros. Neste caso, eles necessitam colocar em prática as inovações que contribuirão para o desenvolvimento do varejo como um todo. O evento contou com a presença de grandes executivos.

Tendências da NRF 2022

Em relação às tendências da NRF 2022, o diretor de Vendas da Adobe Experience Cloud, Tiago Grinman, existe um novo ambiente de negócios complexo. E isso exige uma verdadeira transformação no varejo, tanto no mundo offline como no online. Tais mudanças são geradas especialmente pelo avanço tecnológico e pela exigência de melhores experiências de compra pelos consumidores.

“A palavra da vez na NRF foi o metaverso, assim como está sendo em diversos outros segmentos, porém há novas tendências discutidas no evento, que o varejo brasileiro pode se espelhar para acompanhar a evolução global.”

Ele cita fatores que podem fazer a diferença para empresas que atuam no Brasil.

Líderes inovadores

Grinman indica que os líderes precisam adotar uma cultura organizacional mais ágil. Ela precisa ser baseada em dados e centrada no consumidor. No entanto, sem perder a visão e o propósito do negócio, para guiar a marca pela transformação digital e a evolução contínua. Alám disso, a pauta sobre transformação digital deve estar presente na rotina das empresas como prioridade.

Avanço tecnológico

O metaverso promete ser a evolução do e-commerce e já faz sucesso entre muitos consumidores. Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que replica a realidade por dispositivos digitais. Trata-se de um espaço coletivo e virtual compartilhado. Grinman diz que o 5G é um exemplo de tecnologia que pode potencializar o uso de outras inovações, como a inteligência artificial e o próprio metaverso.

Crescimento do e-commerce

Apesar da reabertura das lojas físicas após os períodos mais graves da Covid-19, o e-commerce segue crescendo e as empresas precisam continuar investindo em melhorias contínuas, afirma.

ESG

Para o executivo, os temas relacionados ao impacto ambiental, social e de governança corporativa no varejo resultaram em muitas discussões no evento. E as empresas assumem cada vez mais seu papel na sociedade e por isso, estão atentas para ações positivas, além dos negócios.

Expansão da atuação

As oportunidades de conquistar clientes e crescer neste cenário são diversas. Sendo assim, muitas empresas deixam de atuar apenas no varejo para entrar em áreas como serviços financeiros e de mídia.

*Foto: Unsplash