Subsidiária da Locaweb terá clientes mais ‘parrudos’ (mas não gigantes)

Subsidiária da Locaweb, chamada de Wake, vai atender empresas cujo GMV do e-commerce está entre R$ 1 milhão e R$ 500 milhões por ano, e que na operação física fatura até R$ 5 bilhões

Por conta de uma pressão do mercado em entregar margens melhores, a Locaweb criou uma nova empresa com o propósito de atender os clientes (médium-large), que são maiores que as médias empresas que ela já atende, porém, não são gigantes.

Subsidiária da Locaweb

Chamada de Wake, a nova companhia será uma subsidiária da Locaweb, que vai agir de modo a integrar seis aquisições recentes – Tray Corp, All In, Ideris, Samurai, Síntese e Squid.

Além disso, a Wake vai atender empresas cujo GMV do e-commerce está entre R$ 1 milhão e R$ 500 milhões por ano, e que na operação física fatura até R$ 5 bilhões. É o que epxlica o CEO da Locaweb, Fernando Cirne, que disse ainda que existe uma demanda reprimida para este cliente no Brasil.

“Quando você desce a faixa tem bastante concorrência, assim como nas empresas maiores. Por ora, não vamos atrás das gigantes.”

PMEs

Em contrapartida, a própria Locaweb realizou negócios focados no empreendedorismo. Sendo assim, as gigantes hoje são atendidas por companhias como VTEX, Shopify e Salesforce.

Como tudo começou

O projeto da Wake começou a ser desenhado com a chegada de Alessandro Gil, um ex-executivo da VTEX que se juntou à Locaweb há um ano como diretor executivo de Plataformas Enterprise – Saas e Commerce.

De lá pra cá, Gil também trabalhou para integrar e elevar o cross-sell entre as empresas do grupo. Agora, foi promovido a vice-presidente de enterprise solutions da Locaweb, e será o diretor-geral da Wake.

Público-alvo

Contudo, mesmo tendo uma margem inicial menor em comparação ao negócio de PMEs – dados os gastos com atendimento mais personalizado – o cliente-alvo da Wake tem churn mais baixo e receita mais alta. Mas, com o tempo, a margem aumenta, afirmou Gil.

Integração e margens maiores

Já a integração e margens maiores têm sido cobranças recorrentes dos investidores nos últimos meses – e que têm penalizado a ação da empresa (junto com todo o triste quadro para o Brasil em geral e tech em particular).

Porém, a Locaweb perdeu 50% de seu valor de mercado nos últimos 12 meses, com sua ação na última quinta-feira (23) sendo negociada a R$ 5,17. A empresa vale R$ 3 bilhões na B3.

Neutro

A XP rebaixou a Locaweb de “compra” para “neutro” por conta da desaceleração de seus negócios, assim como via a integração das 12 empresas adquiridas desde o IPO como “desafiadora”. O preço-alvo caiu de R$ 12 para R$ 7,50.

O BTG, apesar de manter a recomendação de compra, enxerga um quarto trimestre difícil para a empresa e diminuiu o preço alvo de R$ 18 para R$ 10.

Todavia, o banco está mais otimista por enxergar que a Locaweb está descontada em relação às suas rivais no exterior, como VTEX e Shopify.

Por fim, Cirne vê que o mercado cobra rentabilidade, mas a Locaweb não deixará de ser uma empresa de crescimento.

*Foto: Reprodução/Unsplash (Marvin Meyer)