Segundo ano de home office para empreendedores: o que aprenderam?

Segundo ano de home office para empreendedores é marcado por mais pessoas trabalhando neste esquema na região Sudeste do país

Em março de 2021 entramos no segundo ano de pandemia e, para muitos, o segundo de home office para empreendedores, autônomos e grandes empresas.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em novembro de 2020 trabalhavam de casa em torno de 7,3 milhões de brasileiros. Só a região Sudeste concentra quase 58,3% dessa população, sendo a localidade com maior número de trabalhadores em esquema home office.

Segundo ano de home office para empreendedores

Diante do cenário pandêmico, muitos profissionais e empresas tiveram que se adaptar à nova realidade. Pequenas companhias que não estavam conectadas digitalmente foram buscar ajuda em mentorias para lidarem melhor com a situação. Sobre isso, Wilson Borges de Carvalho, consultor do Sebrae-SP, explicou:

“Muitos empresários relataram que buscaram terapias, aconselhamentos e o Sebrae para trabalhar não só a gestão dos negócios, mas os próprios comportamentos.”

Carvalho ressaltou ainda:

“Eles tiveram um foco muito grande em trabalhar melhor a iniciativa, buscar oportunidades em outros meios e criar planos de metas. Percebi esse amadurecimento não só no gerenciamento, mas também na inteligência emocional para lidar com o momento.”

Alta concorrência das vendas digitais

O setor de empreendedorismo passou a enfrentar a alta concorrência das vendas digitais, além das dificuldades de acesso aos mercados. Carvalho pontua a importância da internet para a pandemia:

“Os volumes de venda e os acessos a mercados estão mais restritos. A internet é algo grandioso, mas diversos outros negócios estão ali para competir, diferente de quando essas empresas estavam de portas abertas e eram referências em um determinado local. Por isso, é importante conhecer as técnicas de marketing e gestão financeira para enfrentar essas inseguranças.”

Home office pós-pandemia

Entretanto, para o consultor do Sebrae-SP, os negócios presenciais devem prever formas de inserir o home office como modelo fixo para parte de sua equipe:

“Os empresários perceberam que o trabalho remoto não é improdutivo, então eles estão correndo atrás de formalizar isso. Até mesmo serviços que dependem muito do local físico, por exemplo oficinas mecânicas, poderão manter a equipe de vendas em casa sem problemas. O home office será uma realidade para o momento da retomada, que será feita de forma mais enxuta.”

Dentro de casa

Por outro lado, muitos negócios nasceram dentro de casa em meio à pandemia. é o caso da Easy Car Wash, uma startup que conecta motoristas a lava-rápidos mais próximos. O cofundador da plataforma, André Cordeiro de Mello, conta que começou a trabalhar em casa em 2014. Na época, optou por esta forma por estar enfrentando um problema de saúde e uma questão logística da empresa em que trabalhava. Porém, ele admite que o ambiente caseiro atrapalha a concentração. E nem todos enxergam com bons olhos quem trabalha em casa:

“Quando comecei, algumas pessoas olhavam meio torto quando falava que trabalhava em casa. Mal sabiam elas que sempre se trabalha mais, porque, se tem um problema, você vai até o fim para resolver.”

Mesmo assim, André conseguiu ver as vantagens do home office pra empreendedores:

“Hoje, os atendimentos que fazemos a estabelecimentos por meio das mídias digitais têm um resultado melhor que os presenciais, porque os proprietários entram em contato quando estão com mais tempo. Antes, as visitas eram sempre interrompidas pelas tarefas dos lava-rápidos que os donos do local precisavam realizar”, explica. Além dos planos de expansão, Mello comenta que a decisão de trabalhar em casa não será mudada no futuro. “Eu e meu sócio gostaríamos de manter as coisas de forma híbrida, com o presencial para situações mais pontuais, como reuniões, ou momentos mais críticos do desenvolvimento da plataforma.”

Dicas para sua empresa

O consultor do Sebrae-SP dá algumas dicas para gestores aplicarem em suas empresas e obterem uma experiência melhor de home office para todos.

Cuide das pessoas

Convoque sua equipe e demonstre confiança e preocupação com a saúde deles. Mas não se esqueça dos resultados da empresa. Sendo assim, desenvolva uma governança para que os colaboradores tenham mais autonomia na busca dos objetivos estipulados.

Elabore um plano estratégico

É a hora da empresa sobreviver. Então, é necessário entender o que precisa ser alterado ou incluído. Estabeleça quais são os objetivos financeiros, comerciais e o custo estrutural.  Além disso, não se esqueça de comunicar internamente para que todos saibam qual é o plano de ação.

O que é essencial neste momento

Para o atual momento, negocie com fornecedores dos principais produtos ou matérias-primas para o funcionamento do negócio. Faça uma lista de prioridades dos credores e entre em contato com essas pessoas com propostas que sejam benéficas para ambos.

Políticas do home office

Em caso de o home office se tornar uma solução definitiva ou híbrida da empresa, estabeleça quais são as políticas para esse tipo de trabalho. Assim será mais fácil alinhar as expectativas de entregas dos colaboradores.

Inove para engajar

Apesar da pandemia e nem todos terem uma infraestrutura em casa, os empreendedores podem inovar com suas equipes, utilizando as tecnologias disponíveis.

Um exemplo é usar a imaginação e colocar em prática algumas ideias simples como: comemorar os aniversários de colaboradores por videochamada, reunir a equipe para uma pausa do café ou até mesmo um happy hour de forma virtual.

*Foto: Divulgação