Novos formatos e promoções garantem crescimento à rede KFC

A rede de fast food KFC resolveu inovar em seus formatos aliados a promoções e obtém crescimento no país. A multinacional americana também pretende dobrar o volume de seu negócio no Brasil. Já no primeiro semestre desse ano, a companhia teve alta de 38% em seu faturamento comparado à mesma época do ano passado.  

Desde janeiro de 2018, a rede de fast food integra o grupo Sforza, de Carlos Wizard Martins. Também fazem parte do conglomerado alimentício a Pizza Hut e Taco Bell. A união das três empresas pretende injetar capital no valor de R$ 1,3 bilhão até 2023. A ideia é abrir mil novas unidades das três marcas, que somadas atualmente chegam 250 lojas em território nacional.

Plano de expansão do KFC

Graças ao novo plano de ampliação da empresa, as vendas aumentaram. Segundo o diretor-geral do KFC no Brasil, Ildefonso de Castro Deus, o atual modelo de restaurante deixou para trás a experiência mal sucedida de quando a multinacional iniciou suas operações no país.  

A rede optou por investir em espaços menores em shopping centers de até 65 metros quadrados em vez de injetar capital em grandes restaurantes de rua. Ildefonso afirma que esta modalidade de negócio é mais rentável, e permitiu que a empresa crescesse dois dígitos nos últimos três anos.   

Marketing mais agressivo

Outra razão para o avanço do comércio durante o primeiro trimestre foi pelo fato que em janeiro a companhia teve um mês crítico. Com isso, veio o objetivo de entrar com uma estratégia de marketing mais agressiva para os meses seguintes.

O plano de publicidade do KFC atingiu até o horário do Campeonato Paulista na televisão. A promoção anunciou os pedaços de frango frito. Em seguida, quando o cliente chegava às lojas, a equipe de atendimento era treinada para oferecer acompanhamentos, como sanduíches e refrigerantes. A estratégia era elevar o preço do tíquete médio. O diretor também disse que as promoções devem perdurar até o fim de 2019.  

Dobrar o tamanho de estabelecimentos

A rede KFC brasileira tem 62 lojas e pretende dobrar esse número até o fim do ano, atingindo 120 unidades.

Os nos estabelecimento devem ser abertos em locais onde já possui outras unidades, como nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, a rede projeta alcançar novas cidades, como Brasília, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre.  Além de ampliar sua participação em Fortaleza e Recife. A meta é ter grandes investidores que consigam abrir pelo menos quatro franquias e chegar até 20 lojas.

Fora as unidades de shopping, o KFC deve abrir restaurantes de rua, de até 200 metros quadrados. Além disso, deve expandir o modelo de drive thru, que começou a funcionar este ano.  

No entanto, a atenção da rede de fast food também esta voltada para o formato delivery. Já são 36 lojas que possuem esse serviço e o objetivo é atingir 73 estabelecimentos até o fim do ano. Para isso, eles contam com a parceria do Uber Eats. Hoje, cerca de 15% do lucro líquido das unidades que já oferecem o delivery vem dessa união de entregas.

*Foto: Divulgação