Longevidade nos negócios: Empresa cinquentenária dá 3 dicas valiosas

Longevidade nos negócios depende da empresa ser resiliente, acompanhar as mudanças de mercado e valorizar os clientes, afirma CEO da Vetor Editora, Ricardo Mattos

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em 2021, revelam que menos de 40% das empresas fundadas no Brasil conseguem sobreviver após cinco anos de atuação. No entanto, na contramão desse cenário, empresas tradicionais seguem atuando com as novas  tecnologias. É o caso da Vetor Editora, primeira organização a adaptar testes psicológicos para a realidade da população brasileira, com pesquisas e coleta de dados por região, escolaridade e idade. 

De acordo com o CEO Ricardo Mattos, que está à frente da empresa há mais de 11 anos, há três dicas valiosas e também compartilha alguns dos aprendizados desses anos de atuação que podem auxiliar futuros negócios

Longevidade nos negócios

Confira abaixo como ter longevidade nos negócios, segundo Ricardo Mattos.

Seja resiliente 

Todo empreendimento oferece desafios a serem superados e muitos deles vêm acompanhados de novas oportunidades de crescimento. Segundo Ricardo, a Vetor Editora é uma empresa de vanguarda e líder em seu segmento. “O desafio constante sempre será o desenvolvimento do mercado. Podemos citar como exemplo, a migração da avaliação feita em papel para o modelo online. Como todo o modelo bem consolidado, a quebra de paradigmas é um processo que exige bastante resiliência”, diz Ricardo.

Acompanhe as mudanças do mercado e inove quando preciso

A segunda dica é que uando uma empresa cresce, o desafio chega. Portanto, é de suma importância que CEOs e diretores estejam atentos às oportunidades de mercado. A pandemia, por exemplo, impulsionou organizações a desenvolverem novas plataformas e soluções que acompanhassem também a mudança do seu público. 

“A nossa plataforma VOL Vetor Online, por exemplo, foi criada para atender uma demanda de avaliação psicológica a distância que cresceu exponencialmente e que até então ainda não fazia parte do nosso modelo de negócios. Foi diante desse contratempo que enxergamos uma oportunidade de crescer”, explica o executivo.

Valorize o seu cliente

Por fim, a terceira dica, apesar de óbvia, oferecer um atendimento ao cliente de qualidade e excelência pode gerar muitos frutos positivos a longo prazo. 

“Ter esse olhar atento aos nossos clientes, tratar com respeito todos eles ao longo dessa jornada também foi fundamental para o fortalecimento da nossa marca. Um dos nossos propósitos com a Vetor Editora é manter a qualidade e a cientificidade nos materiais que editamos e ofertamos ao mercado. Acreditamos que muito do sucesso da nossa atuação durante todos esses anos vem desse compromisso com a seriedade dos nossos conteúdos”, finaliza ele. 

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/pessoas-negocio-apertar-mao-junto_2753723