Gestão para empreendedores iniciantes: confira 8 dicas

Gestão para empreendedores iniciantes têm o foco de tocar seu negócio de maneira adequada e com maiores chances de crescimento

Quando a pessoa resolve entrar para entrar para o universo do empreendedorismo e não sabe nada a respeito, ela pode cair numa cilada. Portanto, é fundamnetal conhecer bem o tipo de negócio que pretende abrir para poder ter crescimento em breve.

Gestão para empreendedores iniciantes

Neste artigo, você vai conferir oito dicas essenciais para o sucesso de seu empreendimento.

1 – Empreender exige bastante tempo

Ao empreender é preciso ter em mente que esta decisão exigirá um grande investimento de tempo. Não há flexibilidade de horários no começo. Você irá trabalhar muito. Ou seja, muito mais que um funcionário de uma empresa.

Aqui, uma boa gestão para empreendedores iniciantes é essencial. É preciso ainda ter muito empenho, dedicação e conhecimento para fazer o negócio deslanchar de fato.

Segundo Flávio Augusto. Empreendedor fundador da Wise Up e cofundador do meuSucesso.com:

“O negócio se constrói botando a mão na massa. Trabalhando horas e horas por dia.”

2 – Qual é seu público alvo?

Saber identificar quem é público alvo de seu negócio é muito importante. Defina qual será seu segmento de mercado, assim como estabelecer seu nicho. Tudo isso fará bastante sentido quando iniciar seu planejamento estratégico e de marketing.

3 – Branding

Após ter decidido o slogan e nome da marca da sua empresa e como ela irá se diferenciar da concorrência, o próximo passo é: estabelecer os valores, visão e missão da empresa.

Essa construção de branding é realizada a partir dos valores organizacionais que saem da cultura interna da empresa e são transmitidos ao mercado.

4 – Plano de vendas e gestão de marketing

Aqui é outro ponto importantíssimo: sem plano de vendas não há receita. Caso não conheça ainda, estude mais sobre “funil de vendas”. E caso seu produto seja novidade no mercado, vai precisar também criar uma cultura em torno dele. Esta é uma dica valiosa em que tem de ter muita atenção.

Já a gestão de marketing significa focar em atrair pessoas que tenham interesse no seu produto ou serviço. Hoje, as práticas de marketing digital estão completamente inseridas nos negócios. Há vários tipos, como: marketing de indicação, de relacionamento, inbound e outbound e mais.

5 – Planejamento financeiro

Saber administrar as finanças de seu negócio é outro ponto fundamental até para que sua empresa cresça mais rapidamente. É necessário saber planejar e executar o que está na planilha. Aqui, é melhor procurar ajuda de um bom contador, mas acompanhe tudo para entender mais sobre este tópico.

Para se ter uma ideia é preciso registrar as entradas e saídas de dinheiro com rigidez, diariamente, com o intuito de fornecer dados e informações corretas sobre a situação do fluxo de caixa, além da sazonalizade de vendas e despesas variáveis.

6 – Comunicação é tudo

Saber se comunicar com seu público é um ponto muito positivo para seu negócio. E ele se estende ainda seus funcionários. Aqui é fazer com que o receptor entenda completamente sua mensagem. Aliado a tudo isso, seja transparente, objetivo e claro de dentro para fora e de fora para dentro. Seguindo estes passos criará empatia e estreitamento do relacionamento com seus clientes e equipe.

7 – Gestão de tempo

O empreendedor iniciante precisa ber organizar seu tempo. Porém, é comum que no começo, o próprio dono é quem planeja, vende, divulga e execute a gestão do negócio. Sendo assim, é fundamental criar métodos de organização e entender o que deve ser prioridade para depois executar o que pode ficar em segundo plano. Por exemplo, não adianta só vender e não cuidar do que está por trás, como gerir o estoque ou fornecedores.

Crie também uma rotina, isso inclui: um espaço de trabalho que gera uma sensação de profissionalismo e que impacta em sua produtividade. Defina seu tipo de rotina em tempos de home office. Trabalhar só pode trazer prós e contras, saiba identificá-los para ter equilíbrio e disciplina.

8 – Gestão de resultados

Aqui diz respeito a encontrar ferramentas para mensurar seus resultados. É entender onde está e de que maneira as coisas estão caminhando para definir os próximos passos. E não se esqueça de colher os feedbacks de seu negócio, focando sempre no desenvolvimento da melhoria constante.

Qualquer detalhe faz toda diferença no final. Portanto, olhe para cada pedacinho de seu negócio, ele merece atenção como um todo.

Por fim, não espere a hora certa de começar, simplesmente comece e estruture seu negócio a partir dessas dicas!

*Foto: Unsplash