CPFL Soluções facilita migração de empresas para o mercado livre de energia

CPFL Soluções lança e-commerce para negócios de todo o Brasil poderem contratar energia de forma digital

A adesão ao mercado livre de energia vem se acelerando em nível recorde. Prova disso é nos primeiros oito meses de 2023, mais de 4.800 unidades consumidoras aderiram ao segmento, mais do que as 4.600 registradas em todo o ano anterior, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Além disso, o mercado livre superou a marca de 35 mil consumidores e já responde por quase 37% do consumo total de energia do país. A tendência para 2024 é de adesão ainda maior, já que indústrias e comércios – que usam menor porte, que estão conectados à alta e à média tensão, também chamado de grupo A – poderão participar dessa modalidade, que permite que os participantes escolham de quem comprar energia.

Mudança

A mudança é significativa, uma vez que a partir de janeiro, esses novos clientes poderão escolher planos e contratos que atendam às necessidades de forma mais adequada ao seu negócio, assim como fazem atualmente com planos de internet. Também vão poder saber a origem da energia consumida, um diferencial importante para garantir o consumo de fontes renováveis.

CPFL Soluções facilita migração com e-commerce

E é nesse contexto, diante da revolução representada pela migração para a modalidade que promete redefinir o futuro dos negócios, que a CPFL Soluções, braço da CPFL Energia, está lançando um e-commerce que tem por objetivo facilitar a entrada no mercado livre de energia.

Como é a plataforma

A plataforma permite que empresas de todo o Brasil contratem energia de forma mais rápida e fácil, com apenas alguns cliques.

“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência ágil e intuitiva a nossos clientes, que estão cada vez mais conectados”, declara Lucas Zajd, diretor de Regulação e Inteligência de Mercado da CPFL Soluções.

Resultado de aproximadamente R$ 7 milhões em investimentos, a ferramenta escolhida para desenvolver o e-commerce da CPFL Soluções, foi a Salesforce, uma das maiores empresas de TI do mundo e que já atende a CPFL Soluções em outras frentes. Essa decisão foi tomada pensando na facilidade de integração e na disponibilidade das informações sobre os clientes em uma plataforma única.

Benefícios para as empresas

Entre os benefícios proporcionados pela solução, estão: a facilidade e a agilidade na contratação, as condições comerciais competitivas, o suporte especializado e uma série de soluções em sustentabilidade, com a possibilidade de compra de créditos de carbono e certificados I-REC para as empresas.

Além disso, o produto permite que as empresas saiam do mercado cativo, e migrem para o mercado livre de energia de um jeito simples, com desconto fixo mensal na conta de luz garantido em contrato. A solução também viabiliza a contratação de curto prazo, créditos de carbono e certificados de energia renovável.

A migração está disponível para indústrias, empresas, redes de serviço e de varejo de médio e pequeno portes, que tenham consumo mensal acima de R$ 5 mil, conectadas em alta e média tensão.

Fortalecimento

A iniciativa fortalece ainda mais a posição da CPFL Energia, que atua nas áreas de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. O grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica global, que atende 88% do território chinês.

Sobre a CPFL Energia

Líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras, a CPFL Energia engloba ainda a CPFL Renováveis, uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e usina solar. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%.

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/arvore-pequena-de-alto-angulo-e-moedas-de-pilha_5566666