Benefícios em saúde empresarial: Veja 4 fatores de transformação

Benefícios em saúde empresarial tem atenção redobrada; entenda como

A oferta de benefícios não é uma estratégia nova das empresas. Pelo contrário, é uma prática antiga que ajuda a reter e contratar talentos para a equipe. Tal recurso também passa por inúmeras transformações a partir da evolução da tecnologia e da digitalização dos processos. Portanto, é essencial que gestores de RH, diretores e executivos estejam atentos às tendências e, claro, saibam incluí-las em suas rotinas. Sendo assim, questões relacionadas à saúde dos funcionários também são importantes.

Benefícios em saúde empresarial

Além disso, praticamente todas as empresas brasileiras oferecem alguma vantagem relacionada à medicina e ao bem-estar. É o que revela a 30ª Pesquisa de Benefícios Corporativos, elaborada pela Mercer Marsh Benefícios. Dessa forma, é preciso saber o que move a área e quais são as demandas passadas pelos colaboradores a fim de entregar sempre os melhores benefícios em saúde empresarial.

Fatores que contribuem para essa transformação

A seguir, confira quatro fatores que contribuem para essa transformação:

1 – Saúde está em primeiro lugar

Uma das mudanças significativas que a pandemia de covid-19 trouxe para a sociedade é a maior preocupação com a saúde. Prova disso é que uma parcela considerável da população aproveitou os últimos dois anos para realizar check-ups e até fazer pequenas intervenções cirúrgicas em alguns casos. Consequentemente, isso exigiu mais da oferta de benefícios em saúde que as empresas costumam oferecer a seus colaboradores.

Contudo, esse movimento não deve ser passageiro. A adoção de hábitos mais saudáveis está em pauta em diferentes classes sociais – e isso inclui mais visitas a médicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros profissionais de saúde. Portanto, cabe às empresas se adaptarem a essa realidade para suprir a demanda cada vez mais crescente por vantagens na área médica.

2 – Foco na experiência e no desejo do colaborador

A expressão “experiência do cliente” tornou-se um mantra no ambiente corporativo. Entretanto, também serve para designar a satisfação do colaborador, isto é, do público interno de uma empresa. E por essas razões, diversas medidas adotadas pelos setores de RH mundo afora colocam os desejos e as vontades dos profissionais em primeiro plano na elaboração das estratégias a serem realizadas em gestão de pessoas.

Isso também vale para a oferta de benefícios na área da saúde. Por muito tempo, as organizações cediam o mesmo tipo de plano para todo o quadro de colaboradores – e não se importava se ele atenderia todos com qualidade. Todavia, atualmentem, sabe-se que cada indivíduo tem uma necessidade diferente em relação aos cuidados com a saúde – e é dever do gestor identificar isso e encontrar alternativas para resolvê-los.

3 – Flexibilidade

Se o planejamento estratégico da empresa destaca a experiência e demanda de cada colaborador, é evidente que as iniciativas a serem tomadas daí por diante devem ser flexíveis. Ou seja, se adaptar à realidade das pessoas, permitindo que possam tirar proveito da melhor forma possível. Demonstrar flexibilidade é a nova regra entre líderes e gestores.

No caso dos benefícios em saúde, o melhor caminho é oferecer uma série de opções para que cada colaborador faça suas escolhas dentro do que ele propõe como vida saudável. Por exemplo, se deseja uma cobertura completa, que assim seja. Ou se prefere optar por uma assistência ou plano específico, que seja atendido. O importante é o poder e a liberdade de escolha da pessoa.

4 – Eficiência com redução de custo

Por fim, é preciso reconhecer que a oferta de benefícios em saúde não foge do lema empresarial. Isto é, é preciso atingir a máxima eficiência, ou seja, satisfação dos colaboradores, com custos mínimos para o caixa da companhia. Quanto mais o gestor de RH conseguir condensar esse pacote em uma mesma plataforma, melhor para os cofres e para a operação do negócio.

Startups

A boa notícia é que já existem startups especializadas em resolver estas questões corporativas. Por meio de parcerias com empresas de saúde, essas companhias criam diferentes processos que facilitam a elaboração de planos sob medida. Assim, todos têm acesso a planos de saúde e demais produtos que melhoram a qualidade de vida como um todo – não importando se é funcionário de uma grande multinacional ou um microempreendedor individual. 

Sobre a Niky

A Niky é uma startup de benefícios flexíveis e pagamentos, com soluções em saúde e serviços para RH. A marca oferece serviços completos voltados às empresas e aos microempreendedores que desejam construir soluções de benefícios e sistemas financeiros para gerar oportunidades em suas áreas de atuação. A startup desenvolve soluções digitais que reduzem custos operacionais e facilitam a criação de pacotes de serviços de RH em um único espaço. Além disso, desenvolve um processo integral que disponibiliza benefícios e ferramentas de gestão a um custo menor, envolvendo seguros, telemedicina, desconto em redes farmacêuticas e consultas clínicas. O objetivo é democratizar cada vez mais o acesso à saúde e a benefícios financeiros para a população.

*Foto: Reprodução/Pixabay (Tumisu)