Repasse de loja se torna chance de investimento atual

Repasse de loja como oportunidade cresceu 1,1%no primeiro semestre de 2020

Com a pandemia, os repasses de loja aumentaram em 1,1% no primeiro semestre deste ano. As informações são da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Em suma, das 170 mil franquias do Brasil, aproximadamente 18 mil foram passadas para outros donos neste período. Sobre isso, o diretor institucional da ABF, Sidnei Amendoeira afirma:

“O repasse é uma opção interessante para quem compra, porque não tem que começar do zero, para quem vende, que não perde todo o seu investimento, e para a marca, que evita fechar lojas.”

Repasse de loja

Em relação a dados de repasse de loja entre os meses de julho e agosto, eles ainda não foram computados pela ABF. Todavia, a tendência é se aumento nas vendas de lojas já em operação no segundo semestre também.

O crescimento de repasse de loja fez com que o empresário Leonardo Castelo, diretor-executivo da 300 Franchising, criasse um braço na sua holding só para repasses. Iniciada há um mês, a operação já possui uma base de 150 mil investidores e quase 20 franquias para repasse. Vale reforçar, que durante a pandemia, as franquias têm ajudado empreendedores a crescerem em meio às dificuldades da crise.

Segundo, Castelo:

“Nosso propósito é minimizar as perdas do franqueado ao fazer o repasse da sua loja. Com uma base grande de investidores, nós conseguimos juntar os interessados em comprar com aqueles que querem vender.”

Sucesso Com Franquia

Por meio da plataforma Sucesso Com Franquia, sua fundadora Bianca Santini, explica que o repasse pode acontecer por diversos motivos. Entre os quais: falta de capital de giro e mudança de município ou ainda área de atuação:

“Pode ser uma boa oportunidade para quem quer entrar em um negócio, porque a venda não significa que a unidade não é uma boa operação.”

Vantagens do repasse de loja

Além disso, entre as vantagens de repasse de loja, estão: redução no tempo de implementação do ponto, visto que uma unidade nova pode levar em torno de 90 dias; base de clientes ativa e investimento menor do que em uma loja que acabou de inaugurar.

Menor valor na pandemia

Com o rombo financeiro que a pandemia de Covid-19 causou no país, muitos franqueados têm repassado suas unidades com valores menores do que o de mercado.

Pegando carona nesta oportunidade,  a franqueada Marcela Borges decidiu vender sua unidade do Espetto Carioca em um shopping do Rio de Janeiro.

“Desde o início do ano passado venho amadurecendo a ideia do repasse e, em agosto, fechei o negócio.”

Quando pensou na venda sua unidade valia R$ 700 mil. Porém, com a pandemia, ela conseguiu vender recentemente por R$ 450 mil.

O diretor comercial do Espetto Carioca, Bruno Gorodicht, conta que a rede possui 29 unidades abertas. Mas com quatro repasses de loja em sete anos de atuação, e apenas um deles ocorreu durante a crise de Covid-19.

O outro lado

Em contrapartida, para o setor de empreendedorismo que consegue agregar novos investidores, é uma boa solução. Neste cenário entra Fernando Pimentel Fiori, 54, que trabalhava com telecomunicações. Ele encontrou a chance de ter o próprio negócio com o repasse de uma franquia da lavanderia 5àSec, no Alto da Lapa, em São Paulo. Com investimento de R$ 700 mil, ele afirma que o valor seria similar ao que pagaria por uma operação do zero:

“Só que começar do zero seria um desafio muito maior. Já tenho uma carteira de clientes e isso ajuda muito.”

Ele começou o negócio em fevereiro, antes da pandemia. Sendo assim, ele foi obrigado a se reinventar logo de cara. Os carros-chefe da lavanderia são as camisas e ternos. No entanto, agora eles deram lugar aos tapetes e cortinas, além do delivery ter se tornado um grande diferencial.

Contudo, a rede de lavanderia contabilizou 13 repasses de lojas entre março e setembro contra 11 operações durante mesmo período no ano passado.

Cuidados

Apesar da compra de uma franquia já em funcionamento ser um bom negócio, o mesmo requer cuidados. Em primeiro lugar, é preciso fazer uma análise criteriosa de todos os aspectos financeiros, contábeis e jurídicos da loja. Isso pode evitar problemas futuros, como sucessão de dívidas.

Além disso, é recomendável também conhecer o negócio e a região, entender o porquê do franqueado querer fazer o repasse de loja. Por fim, o interessado deve consultar o histórico do ponto, reforça Pimentel:

“Recomendo ficar pelo menos um mês dentro da loja para saber se o que está sendo oferecido condiz com a realidade.”

Já Bianca conclui que o mais interessante para a marca é que “unidade seja repassada do que encerrada, assim ela evita passar uma imagem de fragilidade”.

*Foto: Divulgação