Quais lições de Obama podem ser aplicadas nos negócios

Ex-presidente americano esteve em São Paulo, em maio, e deu uma palestra em evento de inovação digital

Barack Obama alcançou o máximo que um homem pode em uma carreira: ser presidente dos EUA. Após este auge encerrado em 2017, o ex-presidente refletiu o que fazer dali para frente. Ele optou em ajudar a formar jovens que possam se tornar líderes mundiais como já foi um dia.

Em sua passagem pelo Brasil, no fim de maio, Obama participou como palestrante Vtex Day, um evento de inovação digital e de negócios. Sua vivência como grande líder de uma nação pode ser aplicada para o dia a dia de empresários.

Durante o encontro, ele deu lições de como um empreendedor pode agir em diversas situações. Entre elas, podemos destacar:

A importância de trabalhar em equipe

Em sua opinião, mesmo com advento da tecnologia, como soluções que utilizem inteligência artificial, elas serão possibilitam o cumprimento de muitas tarefas. Porém, não conseguem fazer duas coisas como os seres humanos: a capacidade de trabalhar em equipe e a de pensar de forma criativa. Essas características são muito importantes no universo empresarial.

Em entrevista à Folha, ele afirmou:

“Nos negócios, você precisa ter gente que traga perspectivas e experiências diferentes. Eu sabia que estava fazendo algo certo quando tinha alguém discordando de mim”.

Em outras, palavras, é necessário ter uma equipe ao seu lado para o sucesso de seu negócio. Obama também ressaltou a importância de ter mulheres e diversas raças presentes em um grupo de trabalho, além das histórias de vida somadas de todos eles.

Nenhum líder sabe tudo sobre algo

Obama disse que um bom chefe é aquele que sabe extrair o melhor de seus funcionários. Portanto, ele não tem que necessariamente saber tudo sobre um assunto e sim saber fazer perguntas essenciais para que juntos cheguem à solução desta questão e tomem a decisão mais assertiva.

O ex-presidente americano relembrou o fato de quando sua equipe de governo disse que havia encontrado a localização de Osama Bin Laden. Contudo, ele não poderia simplesmente acreditar absolutamente naquela informação, mas confiava no esquema de trabalho em equipe que havia criado. Sobre como eles deveriam tomar uma decisão a respeito de que se estava correta a localização.

É preciso pesquisar trabalhos em outros lugares do mundo

Obama disse que nem todos possuem a oportunidades de estarem em contato com capital de investimentos à sua disposição. E citou como exemplo o ecossistema presente no Vale do Silício, nos EUA. Este local é capaz de proporcionar boas oportunidades de negócio por concentrar seus investimentos direcionados para startups e na evolução de universidades.

No entanto, Obama ressalta que é possível encontrar inspiração em outros países. Segundo ele, grandes ideias não se limitam por regiões e ainda mencionou ter visto na China companhias mais inovadoras que as norte-americanas. E que estas empresas se inspiraram justamente no Vale do Silício.

Um bom chefe e equipe têm que ter o hábito de pesquisar e não parar no tempo. Hoje em dia, tendo acesso a um computador e internet, é possível se conectar ao que demais inovador está acontecendo em diversos cantos do mundo.

Preocupação com o planeta

Para Obama de nada adianta ser o detentor de um aplicativo que aperfeiçoe a realidade virtual se o mundo real apresenta um ar poluído, por exemplo. Portanto, os empresários têm que se preocupar com a questão do meio ambiente. Eles podem fazer isso, sendo a diferença para outras pessoas, e assim criar uma sociedade melhor, que esteja atenta ao redor em que vive e o que ela pode fazer para auxiliar, etc.

No entanto, Obama deixou claro que mesmo dando este conselho, que ele acredita no capitalismo e não tem a intenção de destruir os passos de inovação das empresas nem a criatividades de projetos neste segmento.

Ele ressalta que países que possuem governos fracos, ou seja, que não pensam no meio ambiente, não terão sucesso nos negócios. Pois, não haveria uma mão de obra qualificada e nem um mercado resultante desta prática.  Obama disse também:

“Somos tão obcecados com dinheiro e com o ‘market share’ da empresa que nos esquecemos dessas condições que fazem um negócio ser bem-sucedido. É um erro.”

É normal ter medo de falhar

Obama diz que quanto mais alguém trabalha duro, mais sorte terá e que se atinge um sucesso sozinho. É preciso se arriscar para alcançar um objetivo. Testar o que vale e o não agrega, só assim terá ensinamentos por onde deve seguir.

Ele encoraja os jovens a fazerem coisas que nunca haviam tentado realizar. Pois, se não der certo desta vez, a pessoa estará preparada em uma próxima fase de sua carreira. O importante é não ter medo de falhar e continuar tentando para se tornar alguém bem-sucedido nos negócios e na vida.

Fonte: Folha de S. Paulo

*Foto: Divulgação