Ex-executivo do Mercado Livre aposta em empreendedores da vida real

Empreendedores da vida real aprenderão mais por meio de escola criada pelo executivo

Há muitas diferenças entre o desejo de entrar para o setor de empreendedorismo brasileiro e a real competência de ser um empreendedor. Pensando nisso, o ex-executivo do Marcado Livre, Frederico Flores, criou uma escola para empreendedores da vida real.

Escola para empreendedores da vida real

Ele pretende ajudar a solucionar esta questão, além de prolongar a vida útil de pequenas empresas, especialmente durante a pandemia. Frederico passou pela gigante de e-commerce, o Mercado Livre, onde atuou por dois anos como diretor responsável pela unidade de novos negócios.

Vale lembrar, que no ano passado, o Mercado Pago, pertencente ao grupo, lançou uma linha de capital de giro para empreendedores.

Portanto, para ele foi natural criar agora uma escola para empreendedores da vida real, a Scaleup. A iniciativa funcionará por meio de uma plataforma, assim como um MBA (Master in Business Administration), com conteúdo 100% digital e grades de estudo personalizadas. Ou seja, conforme a necessidade de cada aluno.

Investimento inicial

A plataforma recebeu um investimento inicial de R$ 3 milhões, por meio de um aporte de sócios ligados a family offices de grupos de educação. Os nomes não foram divulgados. O empresário estima, até o fim deste ano, faturar três vezes esse valor, num total de R$ 10 milhões.

Aos 33 anos, Flores começou a empreender aos 15, quando vendia cursos pela internet. Hoje, já vendeu duas empresas por mais de R$ 70 milhões. Uma delas é a Becommerce, que foi adquirida em 2017 pelo próprio Mercado Livre, por R$ 32,6 milhões. Anos depois, ele criou uma outra startup que conectava pequenos negócios aos marketplaces do setor de alimentação, e também vendida em 2019.

Scaleup para empreendedores da vida real

Ele conta que a ideia da Scaleup surgiu da análise do ambiente empreendedor do país.

“Como empreendedor, percebi que todo dono de negócio costuma errar nas mesmas coisas, ter as mesmas dificuldades e falhar nas mesmas decisões.”

E completou:

“Os problemas dos pequenos negócios são similares, independente dos setores. Entendemos que se formos capazes de resolver isso, vamos alavancar o ecossistema empreendedor do Brasil, que já é um dos principais do mundo.”

Proposta

A escola para empreendedores da vida real tem o objetivo de oferecer conteúdos personalizáveis e com baixo custo, em um ambiente digital com materiais em vídeo, texto e áudio.

Já os cursos, podem ter duração de até um ano, e custam em média R$ 2,9 mil. Mas que podem ser divididos em até 12 vezes. Além disso, a plataforma oferece ainda mentorias gratuitas com mais de 20 fundadores, CEOs, diretores de startups e gerentes de operações de grandes empresas no Brasil. Entre as quais: Ifood, Hotel Urbano, Mercado Livre, Sympla e Movile.

Cursos

Até o momento, a plataforma possui cinco cursos: Finanças e Administração, Produto e Tecnologia, Gestão e Operação, Vendas e Marketing e Cultura e Pessoas.

Já o público-alvo são os donos de pequenas e médias empresas e empreendedores que estão pensando em abrir uma startup.

Nos próximos dias, outros cursos serão adicionados à plataforma, com valores a partir de R$ 59. A expectativa de Flores é formar até 4.000 alunos até o fim de 2021.

“Queremos formar reais empreendedores. Aqueles donos de negócios que querem crescer a partir de duas próprias ideias e competências.”

*Foto: Divulgação/Scaleup