Empreendedor foca em aplicativo para amantes de aventuras

Depois de retornar de uma viagem de moto de São Paulo à Patagônia, o empreendedor Pedro McCardell resolveu criar o aplicativo Lyfx para conectar roteiros de aventuras a viajantes dispostos a encarar essas atividades mundo afora

Era dezembro de 2015, quando Pedro McCardell foi viver algumas aventuras a bordo de sua moto, saindo de São Paulo rumo à Patagônia, entre Argentina e Chile. A viagem durou mais de um mês, em que o empreendedor tinha apenas sua motocicleta para conseguir realizar todos os passeios disponíveis. No entanto, para algumas atividades, ele sabia que seria necessário o auxílio de um instrutor.

Ideia do aplicativo de roteiro de aventuras

A partir daí, McCardell teve a ideia de criar uma plataforma para ligar roteiros de aventuras pelo mundo, após vivenciar na pele a dificuldade que foi encontrar pessoas especializadas neste ramo de atividade.

Nasceu assim o aplicativo Lyfx, que conecta instrutores a viajantes mundo afora. De acordo com seu fundador, o sistema reúne três coisas que ele ama: aventura, empreendedorismo e tecnologia.  

Com isso em mente, ele começou a desenvolver o aplicativo assim que retornou da Patagônia. Como um bom amante de aventuras e viagens inusitadas, o empreendedor precisava de capital para começar seu negócio. E para atrair a atenção de possíveis investidores, o empreendedor se lançou em mais um desafio: ir de moto até o Vale do Silício, nos Estados Unidos.

2017 cheio de aventuras

O ano de 2017 para McCardell foi destinado a conhecer diversos pontos turísticos, espalhados por várias cidades, em que ele afirmou à revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios: “Eu mapeei todo o ecossistema de aventura por onde passei”.

Como bom empreendedor, ele aproveitava os locais por onde passava para conversar com instrutores da região e contar mais sobre seu projeto.

Assim que chegou ao Vale do Silício, ele obteve seu primeiro financiamento e passou a estruturar a companhia, fixada no estado americano de Delaware. Ele ainda ressaltou à mesma publicação:

“Começamos nos Estados Unidos porque o mercado de lá estava melhor em termos de infraestrutura. Também era a melhor forma de atrair investidores americanos e europeus”.

Lançamento da plataforma Lyfx

Após um ano de desenvolvimento, finalmente o aplicativo de aventuras Lyfx chegou ao mercado em 2018.

A equipe da plataforma é composta por colegas com quem McCardell já havia trabalhado em outros projetos. Gustavo Kopit assina o design do aplicativo e Flaviano Redressa é o responsável pelo desenvolvimento da plataforma. Por conta de ser uma empresa pequena, todo o time, que é formado por 10 pessoas, atua de forma remota.

Atividades disponíveis no Lyfx

O app de aventuras reúne aproximadamente 600 atividades, que são divididas em 20 categorias. Entre as quais, podemos destacar a escalada, camping, ciclismo, surfe e velejo. Desde seu lançamento, o Lyfx já foi baixado mais de 20 mil vezes e seus serviços estão disponíveis em 25 países.  

Os ganhos com o negócio são obtidos por meio de uma cobrança na plataforma em forma de taxa de 20% sobre o valor de cada atividade contratada. Seu fundador conta que o faturamento da companhia ainda não é expressivo. Porém, a ideia é disponibilizar outros serviços junto à plataforma.  

Além disso, até o fim deste ano o empreendedor pretende lançar uma loja dentro do aplicativo para a compra e comercialização de equipamentos usados e também da contratação de seguros do tipo “on demand”. Já para o ano que vem, a meta é firmar parcerias com marcas esportivas.

Fonte: Revista PEGN

*Foto: Divulgação