Via Varejo passa por processo de reestruturação

Leilão realizado no mês passado estabeleceu a família Klein como a maior acionista da varejista após a saída do GPA do capital social da companhia

A Via Varejo encontra-se em processo de reestruturação, que inclui mudança do Conselho de Administração da empresa. A varejista que é dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio não conta mais com o Grupo Pão de Açúcar em seu capital social.

Leilão

Um leilão realizado no mês passado pelo GPA firmou a família Klein como a maior acionista da empresa com 27,7% das ações. Já a XP Investimentos entrou como compradora, e hoje tem 6,4% de participação.

Além disso, Michael Klein já havia contratado os serviços da corretora de valores em maio deste ano para analisar a aquisição de ações da Via Varejo na B3. Na época, a notícia foi veiculada pelo jornal O Estado de S. Paulo, onde Klein manifestava o desejo de voltar ao comando acionário da varejista, baseado em um esquema societário. No mesmo período, o Grupo Pão de Açúcar ainda detinha o maior número de ativos da Via Varejo, com 36%.

Processo de reestruturação

O processo de reestruturação da Via Varejo visa uma nova gestão da companhia. Portanto, haverá uma reformulação completa. Por esse motivo que João Braga, sócio gestor de renda variável da XP Asset Management aposta em uma recuperação da varejista.

Ele também destaca sobre a discrepância da Via Varejo na Bolsa em relação à distância de valor de mercado se comparado à sua rival Magazine Luiza.

Novo Conselho de Administração da Via Varejo

A reformulação ainda inclui a mudança do Conselho de Administração da empresa. A família Klein e a XP Investimentos indicaram nomes para a alteração de gestão. Do lado dos Klein, foram indicados Marcel Cecchi, que é diretor de finanças do Grupo CB (holding da família), e Raphael Klein, filho de Michael Klein, que é o atual presidente do colegiado. Da corretora de investimentos veio o nome de Rogério Calderón, ex-executivo do Itaú Unibanco.

De acordo com a Coluna do Broad, do Estadão, Cecchi já integrou o conselho de administração, do fiscal e atualmente ocupa posição no comitê de auditoria. Já Raphael liderou a Via Varejo até 2012.

No caso de Calderón, é a segunda vez que é indicado pela XP, a primeira foi para compor o colegiado da operadora de planos de saúde, Qualicorp, onde a empresa de investimentos também possui ações. A sugestão de um segundo nome ainda não havia sido decidido pela corretora.

Membros do conselho atual

Além de Michael Klein na presidência do Conselho de Administração da companhia, também integram o time: o presidente-executivo da Via Varejo; Alberto Guth, da Angra Partners; e Renato Carvalho, sócio da Laplace.

Fontes: Coluna Broadcast (Estadão) e site Investing

*Foto: Divulgação