Usuários notam maior quantidade de anúncios no Twitter

Não é imaginação dos internautas terem percebido que o Twitter tem mostrado em sua plataforma maior número de publicidade.

Na terça-feira (21), um porta-voz da rede social divulgou está sendo realizado um teste de “carregamento de anúncios” – termo que o departamento utilizou para descrever o porquê das pessoas estarem visualizando maior quantidade de publicidade em suas contas do Twitter.

De acordo com comunicado: “Estamos sempre realizando experimentos com nossa experiência com anúncios, inclusive com os vários aspectos da frequência e segmentação de publicidade”.

A empresa também incentivou seus usuários dizerem como foram suas experiências com a visualização de mais anúncios.

Jornalistas e usuários da rede social

No início dessa semana, diversos jornalistas se atentaram ao fato de que mais publicidade estava aparecendo e tuitaram sobre o assunto. Mesmo assim, nem todos os internautas receberam maior quantidade de anúncios. Isso significa que algumas contas não serão afetadas pelo alto índice de carregamento publicitário. Essa frequência depende de diversos fatores, entre eles como o número de anúncios determina o modo como a plataforma é utilizada pelos usuários. As redes sociais Instagram e Facebook já fazem algo parecido.

Em 2016, o Twitter desativou a publicidade vista por alguns usuários. Essa estratégia abordada foi na intenção de que estas pessoas permanecessem mais conectadas à rede. Mas ainda existem os internautas que não recebem nenhum tipo de publicidade do Twitter.

O porta-voz da rede social não quis mencionar a dimensão que este novo “experimento” possa ter demonstrado.

História econômica da rede social

Sediado em São Francisco, Califórnia, o Twitter obtém grande parte de seu lucro por meio de anúncios publicitários. Apesar da plataforma possuir um público diário em constante crescimento, na base mensal o número de usuários tem reduzido de um ano para cá.

Portanto, é notório o esforço do Twitter em querer promover maior quantidade de publicidade como um modo de continuar no ar e fazer crescer sua receita anual.

*Foto: Divulgação