Spotify quer monetizar podcasts com compra de empresa de tecnologia

Spotify quer monetizar podcasts por meio da tecnologia da companhia Megaphone para criar anúncios direcionados

Nesta terça-feira (10), o Spotify anunciou que concordou em comprar a plataforma de publicidade e publicação de podcasts Megaphone. A transação integra a última de uma série de acordos com o objetivo de impulsionar e monetizar sua plataforma de podcasts.

De acordo com um porta-voz do Spotify, o acordo é avaliado em US$ 235 milhões.

Por que o Spotify quer monetizar podcasts?

O Spotify quer monetizar podcasts a partir da tecnologia da Megaphone, que cria anúncios direcionados. Sendo assim, o acordo vai permitir que a gigante musical utilize as ferramentas de monitoramento de anúncios para produtoras de podcasts.

Contudo, a iniciativa do Spotify chega em um segmento que pode ser parecido do ponto de vista com o da plataforma Orelo. Em setembro, a Orelo chegou ao Brasil, com seu aplicativo de podcast que remunera de modo justo seus produtores de conteúdo.

Receita

Hoje, o Spotify obtém sua receita de assinaturas pagas e de anúncios para usuários gratuitos. Com um ano difícil em razão da pandemia de Covid-19, a empresa viu seu negócio de publicidade voltar a crescer apenas no terceiro trimestre.

Por outro lado, executivos afirmaram que o crescimento dos anúncios vai acelerar no trimestre atual.

Netflix do conteúdo de áudio

Além disso, a empresa musical tem investido de forma pesada em podcasts. O objetivo é se tornar a Netflix do conteúdo de áudio. Os esforços não foram em vão e isso ajudou a impulsionar o crescimento de assinantes em um momento em que muitas pessoas estão isoladas por causa do período de distanciamento social.

Aquisição de outras empresas

Além da empresa Megaphone, desde o ano passado, o Spotify gastou centenas de milhões de dólares para adquirir outras companhias. São elas: Gimlet Media, uma produtora de podcasts, e a Ringer, uma rede de podcasts de esportes e entretenimento.

*Foto: Divulgação