Renovação de negócios: saiba como estão agora

Renovação de negócios diz respeito às empresas serem mais transparentes ao comunicar as mudanças na atividade para não frustrar consumidores

No primeiro ano de pandemia muitos empresários tiveram de fechar seus negócios, alguns por meses e outros atravessando mais de um ano. Porém, esta pausa serviu oara reestruturar negócios e reabrir com novas estratégias e produtos.  

Renovação de negócios

Segundo especialistas, a renovação de negócios envolve clareza na comunicação e atender a um novo momento do consumifor.

Este é o caso do Jacacé Grill, bastante conhecido na Vila Madalena, em São Paulo. O local ficou fechado por quase 21 meses e reabriu em dezembro passado. Mas antes os donos decidiram reestruturar o ambiente e o cardápio, revela um dos sócios, Cairê Aoas.

“A gente aproveitou para reformar e construir uma proposta nova. Adaptamos o projeto para tendências que as pessoas estão buscando, como a de áreas abertas.”

Ele disse ainda que a reforma ocorreu em ritmo lento por não haver uma ideia clara de quando ocorreria a reabertura, segundo os protocolos da pandemia.

Contudo, após o avanço da vacinação e percebendo que as pessoas se sentiam mais seguras, pricipalmente os mais jovens, que são o público alvo do Jacaré Grill, os donos cravaram uma data para reabrir. Também acharam importante um esforço maior de comunicação e treinamento.

Comportamento do consumidor

Além disso, a pandemia mudou o comportamento do consumidor. Isso envolve medidas de segurança, mas também valores como sustentabilidade e diversidade. É o que diz o gerente de competitividade do Sebrae, César Rissete.

“Essa é uma boa oportunidade para o empresário se reapresentar ao público. Não apenas de dizer ‘estou de volta’, mas também ‘estou voltando com um novo olhar’.”

Todavia, Rissete diz que canais de comunicação se tornam ferramentas indispensáveis, pois são usados para dar suporte às escolhas do cliente.

“O consumidor vai olhar o Instagram daquela cafeteria para ver se ela está seguindo procedimentos sanitários ou se usa produtos locais e sustentáveis. O cliente tem valorizado e pago por isso.”

Transparência

Por fim, o novo momento de um negócio faz com que o empreendedor seja mais transparente ao comunicar as mudanças na sua atividade. Sobre isso, a especialista em marketing digital, Soraia Lima, explica:

“Não precisa entrar em detalhes. É só dizer de forma clara o que foi mantido e o que não, porque se você não dá informação suficiente, o cliente se frustra.”

*Foto: Divulgação