PIB de Roraima está acima da média para os próximos dois anos
Nesta semana, Roraima apresentou crescimento acima da média entre os estados brasileiros, válido para os próximos dois anos. A projeção é do estudo Cenário Regional do mês passado, elaborado pela equipe de economia do Banco Santander. Neste caso, os dados indicam que Roraima será o Estado com o maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2024.
PIB de Roraima
As estimativas indicam um crescimento do PIB de Roraima de 4,3% e 4% em 2024 e 2025, respectivamente. Além disso, o desempenho é superior ao esperado pelo banco para o Brasil, que prevê alta de 2% para o PIB nacional em 2024 e 1,8% para 2025. O levantamento apresenta estimativas por estados e regiões do país para o cenário de 2022 a 2025 com recortes mais atuais, uma vez que os últimos dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para as economias estaduais são de 2021.
O governador de Roraima, Antonio Denarium, afirma que tal projeção de crescimento do PIB é resultado das iniciativas de fortalecimento e de internacionalização economia local. Isso inclui também as exportações do Estado que só crescem, contribuindo para o desenvolvimento, gerando empregos e renda para a população.
Agropecuária puxa bom desempenho
Contudo, de acordo com o estudo da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento) executado pela Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Sociais (CGEES), o cenário é um reflexo dos impulsos do agronegócio, que em 2022 e 2023, reduziu as atividades nas outras regiões brasileiras. Porém, se mantém aquecido pelos investimentos na nova fronteira agrícola do país. O levantamento prevê ainda um crescimento de 3,5% do setor em Roraima em 2024 e de 5% para 2025.
Já a ampliação na fronteira agrícola e os reflexos positivos da produção de soja também impulsionam o crescimento agrícola no estado. Por sua vez, no setor industrial, Roraima se destaca em empresas associadas ao agronegócio.
Vale dizer que a projeção positiva não seria possível sem a boa gestão financeira do Estado desde 2019, o que gera um ambiente de negócio favorável para a economia e para a sociedade roraimense.
Setor de serviços
O estudo indica ainda uma aceleração no varejo em Roraima e outros Estados do Norte, como Amapá e Tocantins. Para o estado roraimense, a previsão é que este setor, especificamente, a estimativa de crescimento seja de 4,5% em 2024 e 4% em 2025. Ou seja, acima da média nacional para 2024 (2,5%) e 2025 (1,9%).
Crescimento da massa salarial efetiva
Por fim, o estudo destaca o crescimento da massa salarial efetiva em Roraima, que é a soma dos salários recebidos pelo conjunto de trabalhadores. A taxa de crescimento é de 15,4% nos últimos 4 trimestres. Além disso, as projeções do setor de varejo no Estado se destacam em relação aos demais estados da região Norte, o que comprova o potencial de crescimento nas vendas ampliadas do setor.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-superior-de-itens-de-negocios-com-grafico-de-crescimento-e-maos-segurando-setas_11383287.htm#fromView=search&page=1&position=2&uuid=1fbdf2a5-5a04-4487-9d1d-9688e82d9221