Mais 5 milhões de doses da Coronavac foram entregues ontem

As 5 milhões de doses da Coronavac serão distribuídas em todo o Brasil

Na segunda-feira (29), o Instituto Butantan anunciou a entrega de 5 milhões de doses da Coronavac ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, que distribuirá a vacina para todo o Brasil.

Além disso, até o fim de agosto, o instituto deverá produzir outras 54 milhões de doses do imunizante, totalizando 100 milhões de unidades.

Mais 5 milhões de doses da Coronavac

Vale lembrar que no último dia 4, a farmacêutica chinesa Sinovac enviou para São Paulo 8,2 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção de 14 milhões de doses da vacina.

Em fevereiro, chegaram 11 mil litros do insumo. A previsão é que até esta terça (30) sejam produzidas 46 milhões de doses da Coronavac.

Além de São Paulo, outros estados correm contra o tempo para adquirir mais vacinas. É o caso da região Nordeste viabilizou compra do imunizante russo Sputinik.

Nova vacina

Contudo, na última sexta-feira (26), o Instituto Butantan anunciou a conclusão satisfatória de testes pré-clínicos, realizados em cobaias, da nova vacina desenvolvida por seus cientistas.

Segundo o governador de São Paulo, João Doria, o imunizante deve estar disponível nos próximos meses.

Testes

Os testes em voluntários devem começar até amanhã (31), mediante autorização da Anvisa. Além disso, o Instituto Butantan solicitou na sexta o sinal verde do órgão para o começo dos testes da fase 1.

Sobre isso, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou durante a coletiva de imprensa no dia 26:

“O desenvolvimento da vacina começou um ano atrás.”

E ainda complementou:

“Em um mês, devemos terminar a fase de avaliação clínica e aí iniciar de fato a produção.”

Covas disse ainda que se trata da mesma tecnologia usada na fabricação da vacina para gripe, que é aplicada em 80 milhões de pessoas por ano no país. Sendo assim, o novo imunizante utiliza o vírus inativado da gripe aviária.

*Foto: Divulgação