Dicas para manter sua equipe unida durante a pandemia

Durante o período de pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas estão em casa trabalhando em esquema home office para não alterar os negócios da empresa. Para que o trabalho não se perca e também se torne um modo de ajudar o colega, é importante que o líder de uma equipe consiga manter seus integrantes conectados durante esta fase de isolamento social. Normalmente, pessoas mais falantes e sociais em ambientes corporativos tendem a sentir mais os efeitos de ficar em casa longe de todos.

Utilizar essas táticas podem fazer com que negócios consigam sobreviver durante o período de quarentena.

Teste para manter a equipe conectada

Existe um teste online gratuito, chamado “o que o motiva no trabalho?”, que visa analisar os cinco principais fatores de incentivo no campo profissional. A avaliação foi realizada por mais de 20 mil pessoas, em que o resultado foi: poder, realização, aventura, segurança e relacionamentos.

Com o resultado em mãos, é possível detectar que quase a metade dessas pessoas é motivada por segurança ou relacionamentos. O primeiro caso, as pessoas sentem necessidade de segurança, no intuito de buscar continuidade, consistência e previsibilidade em seu trabalho. O segundo grupo deseja convivências harmoniosas para se sentirem próximos e aceitos pelos demais.

Portanto, esses dois grupos de indivíduos sofrerão durante o período de quarentena. Com essa percepção, o líder precisa enxergar qual a melhor forma de integrar sua equipe durante os dias de isolamento social. Vamos conferir algumas dicas a seguir.

Hora do café: bate-papo virtual com a equipe

Marcar um horário para bater-papo com os colegas de trabalho, o famoso horário do café. A única coisa que muda é que agora será via internet. Esse bate-papo pode ajudar pessoas que não aceitam bem estarem isoladas. Com isso, a equipe ficará cada vez mais próxima.

Na prática, o líder designa um “colega de café” para toda sua equipe. O objetivo é viver este horário estipulado por meio de uma videoconferência por pelo menos 15 minutos no decorrer da semana, mas pode deixá-los conversar por até uma hora. Existem mídias próprias para a conversação, como FaceTime, Zoom, GoToMeeting, Microsoft Teams, entre outros.

O teor do papo pode ser tanto livre, como tocar em algum ponto de trabalho a ser determinado pelo líder da equipe.

Já na semana seguinte, experimente trocar os “colegas de café” e repita a mesma prática. E o processo deve ser contínuo até quando sua equipe tiver de ficar isolada socialmente.

Exercício obrigatório

Mas neste caso pode haver o questionamento do por que este exercício do bate-papo deve ser feito por todos. Em primeiro lugar, porque algumas se retiraram e se distanciam em tempos de crise como a atual. Por isso é importante que você “force” esta interação diária. Segundo, porque uma equipe de trabalho sempre tem aquelas pessoas que são mais introvertidas que outras. E pedir que eles façam estes bate-papos por conta própria pode assustá-los. Portanto, ao determinar que esta atividade é obrigatória, é uma ordem, evita também o constrangimento dos mais tímidos do grupo.

Almoços coletivos à distância

Um ritual que também pode permanecer durante a pandemia da Covid-19 é a hora do almoço. Realizar um almoço virtual com sua equipe pode ajudar na construção da cultura, do compartilhamento de informações e do tempo para descanso mental e físico, além de um acolhimento humano.

Para funcionar bem, determine um horário padrão para o almoço, ou se não for possível, duas ou três horas diferentes, espalhadas ao longo do dia.

Na sequência, peça a todos de sua equipe que costumam almoçar naquele horário que entrem na videoconferência. Neste caso, não haverá tópicos definidos a serem abordados durante a refeição. É para ser um encontro virtual descontraído entre os colegas de empresa, como se estivessem reunidos em restaurante, por exemplo.

Liderança sem ar de chefia durante isolamento social

Porém, é importante que durante o confinamento os líderes prestem atenção: não se deve ser o “chefe” nestas pausas de almoço e café. Os intervalos de almoço virtual devem promover ajuda e conexão dos laços humanos e com isso diminuir os efeitos negativos do isolamento.

Ao longo do dia, você terá outras oportunidades de discutir projetos e prazos que possam ter sido afetados pela quarentena. Aproveite também o almoço virtual para se ligar mais a seus colegas.

Pode não ser fácil seguir estas técnicas e dicas nos primeiros dias. No entanto, a tendência é se acostumar e descobrir que esses bate-papos e pausa para as refeições virtuais se tornarão a melhor parte do seu dia e de toda sua equipe.

Fonte: Forbes Brasil

*Foto: Divulgação