Como delegar funções no próprio negócio

Como delegar funções também diz respeito a não largar a empresa; é aprender a ser líder e fazer isso de modo a trazer grandes melhorias para o seu time de funcionários

O ato de atribuir uma tarefa a alguém de seu time faz com que o grupo se torne mais forte para projetos futuros. Eles podem ser maiores e mais difíceis e esta é uma oportunidade do funcionário mostrar seu potencial na empresa. Além disso, saber delegar funções reflete em um trabalho em equipe, tornando o profissional cada vez mais preparado para, um dia, ascender a um cargo de liderança.

Como delegar funções

Mas, como delegar funções não é algo tão simples assim, muitos líderes têm dificuldade em dividir responsavilidades ou o fazem de modo pouco eficiente. Ou seja, sem passar todas as informações necessárias para o desenvolvimento da atividade ou sem deixar clara a relevância e os impactos daquela atividade para o bom desempenho do negócio.

E é daí que vem o termo “delargar”. Ou seja, uma junção das palavras delegar e largar.

Para o universo do empreendedorismo, delegar poder ainda mais difícil, pois existe uma preocupação maior com o sucesso do negócio. Todavia, é importante lembrar que todo profissional possui habilidades diferentes. Portanto, saber confiar em seu time é fundamental para a condução de algumas ações.  

É que comenta Maria Clara Dias, repórter especializada em empreendedorismo e negócios em sua coluna desta semana na EXAME Empreenda, newsletter da EXAME dedicada à agenda de empreendedorismo:

“É comum que empresários se sintam mais seguros com o controle de todas as pontas da operação. Fato é que esse domínio, a longo prazo, pode ser prejudicial.”

*Foto: Unsplash