Carrefour Brasil observa crescimento do e-commerce

Carrefour Brasil tem resultado trimestral acima do projetado com aceleração dos pedidos via e-commerce

Em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus, o Carrefour Brasil viu suas vendas acelerar. O resultado é particularmente visualizado em relação aos pedidos vindos de seu e-commerce. Esta é uma tendência que deve continuar conforme a rede de supermercados prepara o lançamento de uma nova plataforma online. A afirmação foi feita por executivos da empresa nesta terça-feira (28). E foi feita no mesmo momento em que suas ações disparavam depois de desempenho mais forte do que o projetado no segundo trimestre.

Sobre isso, o diretor-presidente do Carrefour Brasil, Noël Prioux, disse em teleconferência com analistas e investidores:

“Com ou sem Covid-19, vamos acelerar as vendas que já eram fortes antes mesmo da pandemia… A nova plataforma que vamos lançar vai aportar crescimento relevante.”

Salto de 75% no lucro líquido

Além disso, na noite de ontem (27), a subsidiária do grupo francês Carrefour reportou um salto de 75% no lucro líquido ajustado do segundo trimestre sobre mesmo período de 2019, para R$ 713 milhões, beneficiada por vendas maiores e esforço para controle de despesas.

A ação do Carrefour Brasil subia em torno de 6% por volta das 12h50 (horário de Brasília), após avançar até 9,5% mais cedo, tendo o melhor desempenho entre os papéis do Ibovespa.

Contudo, a equipe de analistas do Credit Suisse levou em conta o balanço “muito forte”, destacando a margem Ebitda ajustada de 9% como a principal surpresa positiva da sessão, em meio a ganhos eficazes e assertivos na estratégia promocional.

Período de pandemia

Para os analistas Victor Saragiotto e Pedro Pinto, em relatório da Credit Suisse:

“O resiliente portfólio do Carrefour Brasil deve seguir se beneficiando de uma demanda relativamente forte enquanto a pandemia de Covid-19 persistir.”

E-commerce

Já em relação às vendas pelo e-commerce da empresa, os produtos alimentícios saltaram 377% entre abril e junho. Sendo assim, houve um marco de crescimento de três anos em apenas um trimestre, segundo afirmação do diretor vice-presidente de finanças Sébastien Durchon.

Entretanto, ele ajustou que o avanço exponencial do mercado eletrônico não tem tirado o êxito das lojas físicas, já que 60% das vendas pela internet partem de novos clientes.

Nova plataforma online

Por fim, Prioux também ressaltou que o Carrefour Brasil desenvolveu em menos de seis meses uma nova plataforma online, que para ele será mais ágil e deve ser lançada ainda neste segundo semestre.

Atacadão

Já em relação à unidade de atacarejo do grupo, o Atacadão, também lançou seu próprio marketplace destinado a clientes corporativos. O segmento pretende ampliar as vendas de e-commerce para pessoa física por meio do aplicativo Cornershop, além de São Paulo muito em breve, afirma presidente do Atacadão, Roberto Müssnich.

*Foto: Divulgação