Canal da Peça fatura R$ 10 milhões com braço digital

A startup CWS Digital funciona como uma marca da empresa de autopeças que ajuda outras empresas a se digitalizar; Expectativa é faturar três vezes mais este ano

A empresa Canal da Peça foi criada há três anos, primeiramente, como um marketplace de peças automotivas. Atualmente, a companhia agregou o sucesso com a fundação da marca CWS Digital, uma startup que foca a criação de projetos para companhias que desejam se digitalizar. Juntos, os negócios faturam hoje R$ 10 milhões e os sócios pretendem triplicar este até o final do ano.

História do Canal da Peça

Tanto o Canal da Peça como a CWS Digital foram fundadas pelos empreendedores e sócios Fernando Cymrot e Vinícius Dias.

A ambição da dupla em criar um marketplace de sucesso já vinha de muito tempo e em 2013 decidiram entrar no ramo de peças automotivas. A escolha não foi por acaso. Eles perceberam que havia uma deficiência neste quesito no setor, ou seja, que não tinha solução eficaz.

Portanto, desde 2017, com a CWS, auxiliam negócios de diversos nichos a conquistar relevância e mercado na internet. Não é somente disponibilizar aos clientes um espaço de venda de seus produtos, e sim criar estratégias que devam engajar e fidelizar essas mesmas empresas que os procuram.

Clientes

De acordo com Cymrot em entrevista à revista PEGN:

“O grande segredo é a forma de promover um processo de adesão para que clientes, representantes, fornecedores e demais stakeholders passem a se relacionar digitalmente”.

Isso quer dizer que a startup precisa identificar qual caminho foi percorrido pelos clientes. Sobre isso, Cymrot complementa:

“A compra é a consagração de um processo de relacionamento que pode acontecer por horas, dias ou anos. E em volta do botão ‘comprar’ há dezenas de pontos de contato”.

Como funciona a CWS Digital

Em função de olhar para os clientes que o Canal da Peça e CWS operam hoje em três diferentes frentes. São elas: desenvolvimento tecnológico, elaboração de estratégia de digitalização e operação dessas estratégias. Isso tudo é pensado na intenção de poder continuar o trabalho após o conteúdo e site já estarem no ar.

Público-alvo

Entre os principais clientes da startup estão grandes companhias que tendem a não conseguirem atingir um nível de excelência neste tipo de estratégia digital. De acordo com o sócio, a maioria delas até já tentou se elaborar um projeto digital, porém não alcançou os resultados esperados.

Além disso, os sócios precisam lidar com empresas que operam da mesma forma há anos e que é natural que as mesmas não saibam receber muito bem etapas de mudanças. Este fator é tão importante quanto conseguirem que o cliente compre uma solução de tecnologia.

Outro desafio enfrentado pela CWS é fazer com que a empresa contratante de seus serviços esteja realmente disposta a querer ter sucesso nesta empreitada. É preciso saber alinhar objetivos com chefes diretos e, em alguns casos, também ouvir os acionistas dessas companhias.

Faturamento do negócio

A CWS Digital funciona como um braço do Canal da Peça e seu lucro vem das plataformas que desenvolve e hospeda.

Entre as medidas adotadas de faturamento está determinado que assim que o cliente começa a ter resultados projetados, ele também passa a pagar uma comissão sobre as vendas e licenças de uso do software.

A união do Canal da Peça e da startup emprega em torno de 100 colaboradores, que gerou faturamento de quase R$ 10 milhões em 2018. A intenção agora é fechar com 2019 com cerca de R$ 30 milhões.

Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN)

*Foto: Divulgação