BB e outros bancos anunciam desconto de 90% em renegociações

Com desconto de renegociações, dívida habitacional deverá ser abatida com uso de recursos do FGTS

O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Santander estabeleceram parâmetros de desconto referentes à semana de educação financeira e de renegociações de dívidas em atraso, divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelo Banco Central no dia 21 de novembro.

Desconto prometido pelos bancos

A Caixa e o Santander prometem desconto que pode chegar a 90% no valor da dívida. Já o BB vai além e se dispôs a abater até 92% do débito. Esta movimentação toda foi batizada de Semana de Negociação e Orientação Financeira, que acontecerá entre os dias 2 e 6 de dezembro.

O Banco do Brasil ainda ressalta que todos os seus clientes que forem pessoa física e que possuam operações de crédito vencidas há mais de 30 dias poderão participar da renegociação. Os usuários da instituição financeira terão acesso a desconto no valor do débito; parcelamento em até 120 meses; e carência de até 180 dias para começar a pagar a dívida.

Mutirão de renegociação

Nos dias do mutirão de renegociação do BB, 57 agências em capitais e no Distrito Federal vão funcionar com horário estendido para esse tipo de atendimento. Além disso, as operações de renegociação poderão ser realizadas por meio do site e aplicativo do banco. A instituição também declarou que promoverá juros menores e redução de até 14% nas tarifas.

A Caixa diz que as condições de renegociação dependerão do perfil do cliente. No caso de pessoa jurídica com crédito comercial em atraso, terá a possibilidade de unificar os contratos e realizar um único parcelamento para todos os débitos e que ainda poderão ser quitados em até 96 vezes. Além disso, o banco apresenta outras condições, como a realização de uma pausa no pagamento de até uma prestação que esteja vencida ou a vencer e a repactuação de uma dívida, com novo limite para quitação.

Crédito imobiliário da Caixa

Já em relação a crédito imobiliário da Caixa, o cliente poderá dar uma entrada sobre o valor que deve e incorporar o restante às demais parcelas. Mas ele também pode optar por realizar um pagamento de entrada e se comprometer fazer as demais quitações em dia, pelos três meses subsequentes. Após este período, o restante do débito será incorporado ao que falta quitar do contrato.

Os que possuírem até três prestações do financiamento imobiliário em atraso poderá utilizar o saldo do FGTS para diminuir em até 80% o valor da prestação, pelo prazo de 12 meses.

Os bancos ainda divulgarão que agências terão funcionamento estendido.

Desconto do Santander, Bradesco e outros bancos

Cliente Santander com atraso de até 60 dias terá redução de até 20% nas taxas. O desconto pode chegar a 90% do valor da dívida prevista para usuários com débitos vencidos há mais de 60 dias.

O Bradesco anunciou que vai participar da semana de desconto com prazos e taxas diferenciadas, conforme o perfil de seus clientes. Porém, ainda não estabeleceu os parâmetros. Já o Banrisul afirma que dará desconto sobre o total da dívida e nos juros.

Semana de renegociação

A semana de renegociação é a primeira medida concreta de um acordo firmado entre a Febraban e o Banco Central, na intenção de melhorar a educação financeira do país. O projeto é constituído por quatro pilares, que devem ser implantados até maio do ano que vem.

As iniciativas seguintes do acordo visam a criação de uma plataforma online de educação financeira, um concurso e uma atuação conjuntas entre as instituições para a semana nacional de educação financeira, que ainda divulgará mais detalhes.

Fonte: Folha de S. Paulo

*Foto: Divulgação