3corações adquire divisão de café da Mitsui Alimentos por R$ 210 milhões

Líder no segmento de café no Brasil, o Grupo 3corações informou na última segunda-feira (17), a compra da divisão de café torrado e moído do grupo Mitsui Alimentos. O negócio foi fechado em R$ 210 milhões, referentes à divisão de café torrado e moído.

Grupo 3corações compra divisão de café da Mitsui Alimentos

A Mitsui Alimentos é subsidiária da cempresa japonesa que detém marcas como Café Brasileiro, .br Gold (especial) e 3 Fazendas. A transação com a Mitsui inclui ainda a linha de solúveis, achocolatados, cápsulas e drip coffee (um tipo de café coado), duas fábricas em Araçariguama (SP) e Cuiabá (MT), além de um centro de distribuição em Campo Grande (MS).

A aquisição integra o plano de ampliação da 3corações, focado agora na região Centro-Oeste do país, como explica o presidente do grupo, Pedro Lima, em nota:

“Essa é a maior aquisição já realizada pelo Grupo 3corações e é um importante passo para a consolidação da nossa posição no segmento de café torrado e moído, principalmente na região Centro-Oeste e no estado de São Paulo.”

No mercado financeiro, as marcas da Mitsui possuem 3,8% de participação, o que alça a companhia a quinta maior em café do Brasil. Os trâmites da compra ainda dependem do aval das autoridades governamentais brasileiras. E somente depois desta aprovação é que o grupo poderá assumir a operação e realizar a integração das novas unidades de negócios e marcas.

Oportunidades e aquisições

Em entrevista à revista EXAME no ano passado, Pedro Lima afirmou que o Grupo 3corações estava aberto a novas oportunidades de negócio, inclusive, de aquisição.

Prova disso é que a 3corações já havia informado na semana passada a união de operações com o grupo Positive Brands, do qual passou a deter 50% do capital.

A Positive é dona de marcas como A Tal da Castanha e Jungle. Com a adesão, a 3corações passa a deter parte da capacidade de distribuição da Positive Brands, que possui 28 centros de distribuição e 400.000 pontos de venda no Brasil.

A estratégia da companhia, historicamente falando, é adquirir a marca e mantê-la no mercado, aproveitando a conexão que o consumidor já possui com o nome, para alavancar a participação de mercado do grupo.

História do Grupo 3corações

A 3corações foi fundada em São Miguel, município do interior do Rio Grande do Norte, em 1959. Hoje, a companhia é uma joint venture entre a holding São Miguel e a israelense Strauss, responsável por industrializar a comercializar as mais de 25 marcas de produtos, entre as quais: Café 3 Corações, Santa Clara (líder nas regiões Norte e Nordeste), Pimpinela, Kimimo, Letícia, Fino Grão, Itamaraty, Iguaçu, Amigo e Cruzeiro.

A 3corações é uma das principais marcas do grupo, com 10% do mercado de café brasileiro. Na sequência aparece a marca Pilão, do grupo holandês Jacobs Douwe Egberts​, com 8,5%, e Nespresso, da suíça Nestlé, com 7,5%.

Fonte: Revista EXAME

*Foto: Divulgação