O grande empreendedor sabe se dar ao respeito – mas também sabe a hora de se desrespeitar um pouquinho

O empreendedor precisa estar pronto para ser seu melhor amigo - e seu pior inimigo.

O empreendedor precisa estar pronto para ser seu melhor amigo – e seu pior inimigo.

O empreendedor precisa ter grande respeito por si mesmo. A primeira admiração e a primeira confiança que ele precisa conquistar são as dele mesmo. Ele vai precisar muito desse apoio interno – de si para si. É nesse foro íntimo, mais do que em qualquer outro lugar, que reside tanto a energia para ir adiante, superando qualquer adversidade, quanto as bananas de dinamite que podem botar tudo abaixo, inclusive bons projetos em curso.

Será preciso ter autoestima para acreditar em si mesmo, no seu potencial, na sua própria capacidade – especialmente naqueles momentos em que ninguém mais à volta aposta um centavo na sua visão ou na sua capacidade de executá-la bem.

Será preciso fé – a capacidade de acreditar em algo que não é possível provar, de acreditar no próprio taco, de ir adiante munido apenas da intuição de que as coisas darão certo e de que há momentos na vida em que é preciso crer para ver.

Isso é convicção em si mesmo e nas próprias ideias. Isso é respeito por si mesmo.

Ao mesmo tempo, o empreendedor precisa estar preparado para, em determinadas situações, nutrir um naco de “falta de respeito” por si mesmo.

Será preciso ralar quando você já estiver com a pele escalavrada.

Será preciso andar quilômetros depois que você já estiver exausto.

Será preciso caminhar sobre pedregulhos com pés descalços, quando eles já estiverem machucados.

Será preciso mastigar e engolir um quilo de sal.

Tudo isso passa por se desrespeitar um pouco. Por negar seus próprios pedidos de clemência e se lançar adiante, e continuar marchando – muitas vezes no escuro, tateando, trombando com muros e rochedos, à espera de que a luz volte a brilhar.

O empreendedor precisa estar pronto para fazer as duas coisas – ser seu melhor amigo e seu pior inimigo.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>